Filosofia da Gestão Enxuta é o foco de nova especialização do UBM

0

BARRA MANSA

O Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) abre inscrições para o curso MBA em Lean Management, especialização voltada para método da gestão enxuta que terá início em fevereiro de 2019. As pré-inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site web.ubm.br, onde também podem ser encontradas mais detalhes sobre o novo MBA.

No último sábado, o UBM recebeu o sensei Gilberto Kosaka, ex-diretor da Toyota Brasil e do Lean Institute Brasil e atual presidente da Honsha do Brasil & Associados, e Lívia Kosaka, líder de implantação da gestão Lean em usinas de açúcar e etanol, para uma palestra sobre o método da gestão enxuta.

Este modelo de produção foi implantado pela montadora Toyota, pioneira em uma abordagem de produção que consiste em fazer cada vez mais com cada vez menos e, ainda, atingir a excelência em qualidade, custo, prazo de entrega, segurança e clima social. O executivo destaca que o Lean foca no processo de fabricação e execução dos trabalhos de maneira mais rápida e melhor. “Esse sistema tem como base a eliminação sumária de todo e qualquer desperdício (tempo, materiais, equipe) que existe dentro de um processo de produção, visando também à redução de custos. Todas as atividades que tenham início, meio e fim são passivas da aplicação dessa filosofia”, explicou Gilberto.

Os presentes puderam conhecer também mais sobre as aplicações do Lean em diferentes cenários, como a área do agronegócio, em que a professora Lívia Kosaka atua. “Do lean, o que mais me auxilia no dia a dia é o aspecto da padronização e de ter um processo que seja previsível e estável, a partir de uma referência da melhor forma de gerenciá-los. Se você faz algo bem feito, não precisa sempre buscar um meio de dar certo de novo”, disse Lívia, ressaltando uma das características da gestão enxuta.

Para ela, é fundamental trabalhar com uma filosofia que tenha, além do foco na melhoria dos processos, o foco nas pessoas. “O lean é 100% baseado em melhoria contínua e respeito às pessoas, por meio do trabalho em equipe, da capacitação e do conhecimento compartilhado, pois são as pessoas que fazem a diferença nas empresas”, pontuou o empresário.

E é sobre esses aspectos que o novo MBA em Lean Management irá tratar. A coordenadora do curso, Aglaé Rocha, chama a atenção para as áreas abrangidas pela especialização. “O curso compreende tanto a manufatura enxuta, que é o lean manufacturing, o lean office, que é administração enxuto em escritórios, e o lean six sigma, que é uma metodologia específica pra melhorar a qualidade em profundidade. Essas metodologias contribuem para a melhoria da produtividade nas empresas, por meio do combate ao desperdício, de uma reorganização interna, de padronização e, com isso, melhorar em competitividade no mercado”, contou.

 

Deixe um Comentário