VOLTA REDONDA
“Último Domingo” é um filme premiado em diversos festivais e tem na direção e no elenco dois volta-redondenses. Na direção e no roteiro Renan Brandão e no elenco Gunnar Borges, ambos iniciaram a carreira artística na Cia de Teatro Arte em Cena, de Stael de Oliveira. O curta metragem “Último Domingo” será exibido no Cine GACEMSS no dia 1º de abril (sábado), com sessão única às 19h e entrada franca!
O curta é uma produção da Baraúna (@baraunafilmes) em parceria com Fundação Saramago e Co-produção da Desprace, Bravo!, Luz Rio e Bando Sonoo e Yellow Bunker
Direção de Renan Barbosa Brandão e Joana Claude. Roteiro: Renan Barbosa Brandão. ‘Estreamos o filme em agosto de 2022 no tradicional Festival de Cinema de Gramado, em sua 50ª edição e ganhamos 3 Kikitos, de Melhor Atriz para Jéssica Ellen, Melhor Fotografia para Fernando Macedo e Melhor Direção de Arte para Joana Claude. Na sequência passamos pelo 31º Festival de Biarritz Amérique Latine, na França. Um dos mais importantes festivais de cinema latino americano do mundo.
Na esfera nacional passamos nos mais importantes festivais depois de Gramado como o Festival do Rio, Mostra de Cinema de Tiradentes e fomos premiados com Melhor Roteiro no Cine Ceará e Melhor filme do público no Festival Internacional de Curtas Metragens do Rio de Janeiro – Curta Cinema. O filme já possui mais de 12 prêmios e ainda segue sua caminhada pelos festivais mundo afora’, conta Renan.
“Último Domingo” é livremente inspirado no capitulo inicial do livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” de José Saramago e busca dar uma nova perspectiva à clássica narrativa bíblica. O filme busca a exploração dos laços afetivos de personagens bíblicos, propondo um novo olhar para estas personalidades, questionando o patriarcado através de imagens cinematográficas que suscitam a reconfiguração de um paradigma histórico da representação da mulher na sociedade, apresentando uma nova perspectiva para esta conhecida narrativa bíblica e sonhando novas realidades possíveis.
‘Não nos interessava fazer um filme religioso, mas sim um filme que se refletisse sobre o papel que Deus exerce no comportamento e moral das pessoas’, explica Renan. ‘Maria é a protagonista, interpretada pela talentosa Jéssica Ellen, que conseguiu trazer Maria para a vida, para o que é humano. Nosso desejo sempre foi romper com o lugar que a tradição lhe consagrou e reservou. Desmistificando sua condição de virgem e de santa e isso ganha mais força no filme ao provocar uma reflexão sobre a histórica desumanização do povo preto trazidos no filme em sua grande dignidade!’ esclarece o jovem diretor
O filme foi realizado no quilombo mais antigo do estado do Rio de Janeiro ‘Quilombo São José da Serra’ e também na cidade de Ipiabas – RJ.
No Cine GACEMSS a exibição será seguida de um debate com o diretor.