Fiéis mantêm tradição e comemoram Dia de São Sebastião de maneira adaptada 

0

 SUL FLUMINENSE

Mesmo em meio à pandemia do coronavírus ainda há esperança. Esse foi o pensamento que iniciou as comemorações do Dia de São Sebastião, em Barra Mansa. Devido ao cenário atual, a data foi celebrada de maneira adaptada pela Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. Foram realizadas missas presenciais desde às 6 horas, com agendamento prévio e com a redução da capacidade de fiéis nas igrejas de até 160 pessoas. As redes sociais também foram mentoras da propagação da fé, com as transmissões ao vivo. Além disso, às 7h30min, foi realizada a chamada procissão motorizada, que de acordo com o coordenador das festividades religiosas em honra ao marte São Sebastião, Fábio Carvalho, estiveram presentes mais de 50 carros.

Carreata foi realizada nesta quarta-feira, 20 – Foto: Paulo Dimas PMBM

A primeira carreata aconteceu no último domingo, 17, começando às 8 horas e terminados às 15 horas, os fieis percorreram 30 bairros da cidade, que compreende a paróquia, totalizando 78 km, saindo do distrito de Antônio Rocha e encerrando na Matriz de São Sebastião. “Nesta quarta-feira, aconteceu outra carreata em que passamos por três outras paróquias, Sagrado Coração de Jesus, Santa Cruz Vila Nova e Santo Antônio em Saudade. Para abranger a maior quantidade de fies e devotos, celebramos seis missas, a partir das 6 horas até às 16 horas, celebrado pelo bispo diocesano, dom Luiz Fernando’, disse o coordenador, frisando que, em virtude da pandemia a tradicional procissão nesse ano pelas ruas de Barra Mansa precisou ser cancelada.

Missas tiveram o distanciamento – Foto: Fábio Guimas

O santo é o padroeiro da cidade e junto com as tradicionais missas de celebração, era realizado em Antônio Rocha o torneio leiteiro, onde acontece o leilão de gados por parte dos fazendeiros devotos de São Sebastião e a renda era revestida para a paróquia, mas esse ano não foi possível realizar o evento. Além disso, todos os anos eram realizados festivais de prêmios, para manter o tão esperado sorteio, esse ano ele será realizado de forma adaptada, a “Ação Entre Amigos”. “Os interessados a participarem do sorteio que será realizado no dia 27, podem procurar a secretaria da paróquia, as comunidades que compreende a paróquia São Sebastião e a loja Cantinho do Céu, aqui em Barra Mansa e a Ótica Cristal”, disse.

Diversas missas foram realizadas ao longo do dia – Foto: Fábio Guimas

Joana Darc tem 45 anos, frequenta a igreja desde bem pequena e faz parte ativamente na paróquia há 20 anos. Para ela, durante esse período de pandemia, manter a fé é fundamental. “Precisamos manter a fé principalmente nesse momento. São Sebastião é o padroeiro contra as pestes e todas as vezes que eu precisava sair da minha casa para fazer qualquer coisa, pedia proteção a ele. Graças a Deus, até hoje, nenhum dos meus familiares e nem eu, nos contaminamos. Então hoje na missa das 6 horas eu tive esse momento de gratidão, aos pés de São Sebastião. Nunca abandone sua fé e sua devoção”, celebrou.

Em setembro do ano passado, foi permitida a volta do funcionamento das igrejas seguindo todas as medidas de prevenção a Covid-19, e de acordo com a secretária Bruna Ribeiro, de 35 anos, o retorno foi fundamental. “Quando fechou a igreja, nos sentimos perdidos e percebemos como a situação estava complicado. Agora com a reabertura reafirmou as nossas esperanças”, comentou.

As missas foram transmitidas também pelas redes sociais – Foto: Fábio Guimas

MISSA EM VOLTA REDONDA

Em Volta Redonda, às 12 horas foi celebrada a Santa Missa na Igreja Nossa Senhora das Graças, em Volta Redonda, com transmissão pelas redes sociais da diocese e Rádio Sintonia do Vale 98,9 FM. Às 16 horas, dom Luiz celebrou na Paróquia São Sebastião, em Barra Mansa, e às 19 horas na comunidade São Sebastião, no bairro Sessenta em Volta Redonda.

Fiéis não deixaram de manifestar a fé – Fábio Guimas

error: Conteúdo protegido !