Festival Tropicália movimenta Casa da Cultura e Penedo neste fim de semana

0

ITATIAIA

Celebrando as cores, a música, a vasta e rica cultura brasileira, acontecerá neste fim de semana, o ‘Festival Tropicália! Moda e Cultura’, organizado e com programação na Casa da Cultura (Centro) e no campo do Clube Finlândia, em Penedo. O festival é inspirado no movimento Tropicália ou tropicalismo, que surgiu no final dos anos 60, sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira, misturando manifestações tradicionais da cultura brasileira à inovações estéticas radicais e revelando grandes nomes da música popular brasileira. Toda a programação terá entrada gratuita.

Hoje, na Casa da Cultura, a partir das 18 horas, a abertura será com a vernissage da exposição de artesanato, que contará com peças decorativas, utilitárias, bijuterias, peças em pachwork, entre outros.

De acordo com o Superintendente de Cultura, Rafael Fioratto, após a vernissage, acontecerá o desfile de moda, com peças produzidas pelas professoras e alunas no curso de Corte e Costura da Casa da Cultura. Serão diversas temáticas, entre elas a Tropicália. Durante todo o evento, serão tocadas músicas que homenageiam o movimento Tropicália. “A exposição será a culminância do curso de artesanato da Casa da Cultura e resultado também do nosso Curso de Formação para os artesãos. As peças estão muito bem desenvolvidas, parte delas já com identidade de Itatiaia e Penedo. São ótimas opções de presente e uma oportunidade de conhecer valorizar a produção local”, afirma.

No sábado (7) e o domingo (8), o festival vai para Penedo, no campo do Clube Finlândia. Das 9 às 17 horas, no local, ficará a Feira de Artesanato da região das Agulhas Negras, com participação de mais de 30 artesãos.  “Estrategicamente, estamos em um lugar com muito movimento de turistas. Esperamos que os artesãos participantes possam ter muito sucesso – destacou Rafael Fioratto, acrescentando que nos três dias, o festival terá a participação do índio Arabutã, representante da tribo Coroa Vermelha, de Porto Seguro (Bahia) com peças artesanais.

PROGRAMAÇÃO

Hoje
Local: Casa da Cultura (Centro de Itatiaia)
18 horas- Vernissage da Exposição de Artesanato
20 horas- Desfile

Sábado e domingo

Local: Campo do Clube Finlândia (Penedo)

9 às 17 horas: Feira de Artesanato da Região das Agulhas Negras

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !