Festival Resendense de Capoeira acontece no Parque das Águas

0

RESENDE

Acontece neste sábado, dia 23, a partir das 8h30min, no Parque das Águas, o primeiro Festival Resendense de Capoeira. O evento passou a fazer parte do calendário da prefeitura graças a Lei 3524/19, de autoria da vereadora Soraia Balieiro (PSB). O festival acontecerá no Dia Municipal da Capoeira e do Capoeirista, celebrado em 23 de novembro, outra lei proposta pela parlamentar.

O festival será aberto às 8h30min. Às 9 horas, haverá a atividade ‘Vivência de Capoeira’, com os mestres Cláudio, Claudinho e Edu. Às 10 horas, serão realizadas rodas de capoeira e as seguintes oficinas: Instrumental e de Musicalidade, ministrada pelo professor Giovani; de Maculelê, com o mestre Dedé; de Movimento Técnico, com o professor Negão; e de Jongo, com o monitor Bob. Por volta de 11 horas, será iniciada uma grande roda de capoeira. Ao meio-dia, começará a apresentação musical da Casa da Cultura Macedo Miranda. A realização é da prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM).

A autora da Lei que instituiu o festival no calendário do município, vereadora Soraia, falou do seu carinho pelos mestres de capoeira e pelos praticantes. “Tenho um carinho muito grande pelos mestres e por todos os que praticam capoeira em nosso município. O festival e a data têm como objetivo divulgar e expandir a prática da capoeira que, além de ser uma atividade física, é uma manifestação cultural única, e que faz parte da história da população negra em nosso país”, comentou Soraia.

No domingo, dia 24, ainda haverá um desfile para enaltecer a beleza das mulheres negras com todas as faixas etárias, na Praça da Alimentação do Resende Shopping, às 18 horas.

Vale lembrar que a roda de capoeira, herança cultural afro-brasileira, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2014, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !