Festival Internacional leva músicas clássicas e populares a comunidade

0

Barra Mansa

Está chegando ao fim o do 3º Festival Internacional de Música de Barra Mansa. Quem ainda não pode participar de alguma das apresentações ainda dá tempo, até sábado acontecem concertos no Rotary Clube, Sesc, Sala Cecilia Meireles (no Rio de Janeiro) e no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

Participante do Festival pela primeira vez, o trompista paraibano Radegundis Tavares comentou sobre a importância da descentralização das apresentações como forma de disseminar a cultura musical. “Esta é uma iniciativa incrível que solidifica o evento junto à população e reafirma sua referência em todo o território nacional e internacional”.

O oboísta belo-horizontino Alexandre Barros enfatizou que se surpreendeu com o nível dos trabalhos desenvolvidos no Projeto Música nas Escolas. “A proposta leva aos alunos um conhecimento artístico elevado e tem uma energia muito boa. Minha intenção é retornar a cidade em outras edições do Festival”, disse.

Quem confirma os comentários de Alexandre Barros é o professor de oboé, do Música nas Escolas Tiago Luiz. Ele revela que ainda criança iniciou sua formação musical no Projeto com a clarineta, na Escola Municipal Eliete de Oliveira. Sua dedicação permitiu que se aperfeiçoasse a ponto de ser convidado para experimentar o oboé. De lá para cá, nunca mais parou. “A música tocou profundamente a minha alma e acredito que o mesmo ocorra com os demais integrantes e alunos do projeto. Não consigo pensar a minha vida sem a música; ela agrega conhecimento e ainda aguça a percepção sensorial, o ritmo e a coordenação motora”.

Recital de artistas

Na última terça-feira o Salão Nobre Professor Jaime Dantas, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) foi palco do recital de artistas.

Quem estava na plateia era a vice-prefeita Fátima Lima. “Durante o Festival de Música estamos tendo a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos culturais sobre os mais diversos repertórios trabalhados em duos, trios e quartetos. Me sinto orgulhosa por  ter tanta riqueza musical na nossa cidade”, destaca.

A primeira parte do programa reuniu o trompista Radegundis Tavares; o oboísta Alexandre Barros e o pianista Cristiano Vogas. O repertório arrancou aplausos do público. O Trio de MetaisChroma Brass emocionou ao executar composições como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e Se todos fossem iguais a você, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

A programação da noite também reuniu outros seletos grupos de músicos: o violinista Daniel Guedes, a pianista Marina Spolare, o clarinetista Cristiano Alves e os tubistasAlbert Khattar e Fernando Deddos.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES

Hoje

18 horas– Rotary Clube

Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas

Regência: Fernando Deddos

20 horas– SescMúsicos da Oficina de música popular do festival

20 horas–Rio de Janeiro- Sala Cecilia Meireles

Sexta-feira

18 e 20 horas– Sesc

Sábado

17 horas- UBM- Orquestra Sinfônica do Festival

 

 

Deixe um Comentário