Festival Internacional de Música de Barra Mansa tem apresentações nas ruas

0

BARRA MANSA

Já começou a 3˚ edição do Festival Internacional de Música de Barra Mansa. Nesta semana haverá concertos pela cidade, nesta quarta haverá a abertura do III Encontro Brasileiro de Trompistas e IV Encontro Latino Americano de Trompistas, com apresentação do grupo Lyra Bragança 20 horas, no Rotary Clube.

O festival segue até o próximo dia 27 com apresentação em vários pontos da cidade, com entrada franca. A programação completa está disponível em https://bit.ly/2Y5iQvN.

Para começar a programação nas ruas, o Quinteto de Madeira realizou uma apresentação no Figorelle Shopping, com MPB no programa. O flautista João Pedro Barros, integra o projeto há seis anos. “Para mim e para minha família é uma honra estar nesse projeto. Meu bisavô tocava sanfona e trombone, era membro de fanfarra; eu não tive muito contato com ele, por ainda ser muito novo quando ele faleceu, mas minha mãe me levava nas apresentações dele quando era possível. Então, ser músico e integrar um projeto tão importante é uma forma de homenageá-lo”.

Outro ponto destacado pelo músico é a oportunidade de se apresentar na rua. “Quando nos apresentamos em salas, teatros, o público e diferente. É específico. Já nas ruas não, quem está passando vem olha, interage, fazem fotos, o olhar é outro. E nos oportuniza dar um dia diferente a essas pessoas”, destaca João Pedro.

NOVIDADES

Uma das novidades desta edição são os shows em bares e restaurantes. Segundo a comissão do evento, os objetivos são aproximar moradores e turistas do universo da música, fomentando a economia local, como também impulsionar profissionalmente os músicos do município, funcionando como uma vitrine para esses artistas, criando oportunidades de emprego e renda.

As apresentações abrangem os mais diversos estilos musicais, como o popular instrumental, jazz e chorinho. Serão apresentações de trio de Jazz, voz e violão, entre outros, formados por membros do Projeto Música nas Escolas.

O Festival recebe a apresentação de artistas consagrados nacionais e internacionais, o evento conta com a presença de 27 músicos de cinco nacionalidades, que ministrarão aulas e se apresentarão em concertos e shows gratuitos por todo o município, juntos aos 65 alunos inscritos e aprovados para a iniciativa.

Ao todo serão mais de 50 apresentações nos bairros e distritos de Barra Mansa. Entre os convidados estão o violinista israelense Shmuel Ashkenasi, o violoncelista americano Mark Kosower, a violista americana Katharina Kang e o oboísta brasileiro Alexandre Barros.

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

Hoje – Grupos Projeto Música Nas Escolas

Camerata do Projeto Música nas escolas

19 horas – UBM – Auditório Professor Jaime Dantas

Dia 17 – Abertura Iii Encontro Brasileiro De Trompistas/Iv Encontro Latino Americano De Trompistas

Lyra Bragança

20 horas – Rotary Clube

Dia 18 – Concerto com as crianças

Grupo formado por crianças do Projeto Música nas Escolas dirigido pelo professor Ademar Rocha

19 horas – UBM – Salão Nobre Professor Jaime Dantas

Recitais de trompa e piano

Artistas do encontro: Kerry Turner, Denise Tryon, Andrew Pelletier e Philip Doyle

20 horas – UBM – Salão Nobre Professor Jaime Dantas

Dia 19- Final do V concurso mb para jovens trompistas e concerto do grupão de trompas

Artistas dos encontros de trompistas

20 horas – UBM – Salão Nobre Professor Jaime Dantas

Concertos pela cidade

HOJE

12 horas – Praça da Matriz

18 horas – Galeria Irmão Sales

DIA 17

12 horas – Praça Rio Branco

21h30min – Escritório do Chef

DIA 18

12 horas – Praça da Liberdade

21h30min – Costelinha de Ouro

dia 19

12 horas – Praça Duque de Caxias

21h30min – Arena Urbana

DIA 20

10 horas – Desfile da Banda Marcial

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !