Festival Gastrocriativo: Paraty sedia quarta edição do evento gastronômico no próximo fim de semana

0

PARATY

Além da beleza natural e da riqueza cultural e histórica, Paraty também é famosa pela diversidade e qualidade de sua gastronomia. E, em outubro, quem viajar para lá poderá apreciar os sabores da cidade durante a 4ª edição do Festival Gastrocriativo, que acontece entre os dias 7 e 9. O evento tem como objetivo estimular a inventividade das cozinhas locais a partir de algum tema. O deste ano é ‘O Fantástico Reino dos Fungos’.

Paraty foi eleita como Cidade Criativa da Gastronomia em 2017 e Patrimônio Cultural e Natural em 2019. Com isso, nada mais apropriado do que um evento como esse, de programação 100% gratuita, e que homenageia os ingredientes e tradições da Costa Verde. Serão três dias de atividades, entre aulas-show, oficinas e rodas de conversa com chefs conceituados, programação musical na área de estandes expositivos para produtores locais e marcas parceiras, além do já tradicional Circuito Gastronômico, que convida restaurantes locais à criação de pratos temáticos.

Agenda cheia

A cidade histórica também sediará a 1ª edição do Paraty Artesanal Beer, que reunirá cervejarias para degustações, exposições e venda da bebida entre os dias 21 e 23 de outubro.

O primeiro Paraty Moto Brasil ocorre entre os dias 14 e 16 de outubro. Promovido pelos organizadores do Salão Moto Brasil (SMB) – que reuniu cerca de 80 mil visitantes na capital fluminense em evento parecido – o festival terá uma agenda repleta de atrações para motociclistas e famílias de todas as partes do país, incluindo shows de rock e jazz.

Atrativos turísticos

Fundada em 1667, Paraty está situada entre as duas maiores cidades do país e, além de um animado calendário cultural durante todo o ano, tem seus encantos históricos e naturais famosas. As ruas de pedra e as construções históricas coloniais, além das igrejas espalhadas pela cidade, como a da Matriz e Nossa Sra dos Remédios são pontos de visitação permanente.

As galerias de arte e de artesanato oferecem paradas artísticas. E, é claro, as praias e ilhas – que podem ser visitadas em passeios de barco – são indispensáveis para quem visita a cidade, que está localizada em meio ao verde da Mata Atlântica. E é exatamente por isso que Paraty ainda oferece muito contato com a natureza em trilhas que levam a mirantes e locais para observação de aves, por exemplo.

Fundada em 1667, Paraty está estrategicamente posicionada entre as duas maiores cidades do país. O município está a pouco mais de 240 km de distância do Rio de Janeiro e a menos de 300 km de São Paulo.

Onde se hospedar

Porto Imperial. Para curtir os principais atrativos históricos e os eventos da cidade, a pousada Porto Imperial é uma das mais tradicionais de Paraty. Instalada no coração do Centro Histórico da cidade, a hospedagem está perto dos principais atrativos, eventos, restaurantes e diversos pontos turísticos da cidade. Ficar lá já é uma experiência por si só: além dos 43 apartamentos, peças típicas do universo cultural brasileiro, como cerâmicas, tapeçarias, móveis coloniais, antiguidades e obras de artistas paratienses fazem parte da decoração do casarão, de 1804,  que tem seus quartos batizados com nomes de personalidades femininas da nossa História.

O jardim temático, o primeiro da cidade, também é destaque. As bromélias, plantas típicas da Mata Atlântica, surpreendem e encantam por sua beleza e exotismo. Mais de 70 espécies identificadas se espalham pelo espaço. A completa área de lazer anexa à piscina também é um convite ao relaxamento através do bar da piscina. Para aumentar o conforto, a pousada oferece Internet wi-fi gratuita nas áreas sociais. (www.portoimperial.com.br)