BARRA MANSA
O Festival Esportivo do Envelhecimento Saudável reuniu idosos de diversos polos de Barra Mansa, na sexta-feira, dia 12, na quadra do Clube Municipal. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL), em parceria com o Centro de Atendimento ao Idoso, teve como foco o fortalecimento do envelhecimento ativo, por meio do esporte, do lazer e da convivência social.
A programação contou com jogos recreativos, brincadeiras, dança, sorteios, entrega de medalhas e um café da manhã preparado especialmente para acolher os participantes. A iniciativa buscou estimular a saúde física, emocional e social da melhor idade, além de promover a integração entre os diferentes polos do município.

Evento promoveu integração, lazer e qualidade de vida para a terceira idade – Arthur Andrade/PMBM
Segundo a gerente de Envelhecimento Saudável da SMJEL, Amanda Ketlen, o festival foi planejado para ampliar as oportunidades de socialização dos idosos. “Pensamos principalmente na convivência social, na interação e em proporcionar um momento de descontração, já que para muitos o lazer acontece apenas nos polos de atividades. Reunir todos hoje foi uma forma de integração e diversão, sempre promovendo saúde e bem-estar”, destacou Amanda.
A aposentada Regina Alves, de 77 anos, aprovou a iniciativa. “Estou amando participar. Faz muito bem ter um dia diferente, cheio de alegria. O vôlei foi a minha brincadeira preferida. Esses eventos dão ânimo e fazem a gente se sentir acompanhada”, afirmou.
Para o supervisor do Centro de Atendimento ao Idoso, Jessé Luiz Mendes de Oliveira Trindade, ações como essa complementam o atendimento de saúde oferecido aos idosos. “Além das consultas e exames, o fortalecimento do vínculo e o incentivo à atividade física ajudam a reduzir a dependência de atendimentos médicos e garantem mais qualidade de vida para quem envelhece”, ressaltou.
O Festival Esportivo do Envelhecimento Saudável contou ainda com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, das empresas Tecnomedi e Proquality e do vereador Eduardo Pimentel.

