>
renascer ead digital

Festival de Cinema em Resende democratiza acesso à cultura e formação audiovisual

Evento oferece oficinas, exibições gratuitas e bate-papo com realizadores

Por Cyntia Freitas
69.cf.res.cultura.festival de cinema.1.espaÇo z.divulgaÇÃopmr
728x90 refis

RESENDE

Os amantes do cinema não podem perder a abertura do Festival de Cinema em Resende que acontece neste sábado, dia 5.O evento surge com a proposta de democratizar o acesso à cultura e ao cinema para a população da cidade e seus distritos. A iniciativa, que acontece neste mês e vai até junho, trará exibições itinerantes de filmes, oficinas de audiovisual e um circuito de exibição no Espaço Z. A abertura acontece às 18 horas, no Espaço Z, localizado na esquina da Rua Pintor Nunes de Paula com a Avenida Gustavo Jardim, no Centro da cidade. A entrada é totalmente gratuita. O evento contará com apresentações de Cosplay pelo grupo Nerd, criando um ambiente festivo e integrador, celebrando a cultura pop e o universo audiovisual.

Com o objetivo de alcançar públicos que, em sua maioria, não têm acesso regular a eventos culturais, o festival visitará oito localidades: o Espaço Z (Centro), Grande Alegria, São Caetano, Paraíso, além dos distritos de Capelinha, Engenheiro Passos, Vargem Grande e Visconde de Mauá. As exibições serão adaptadas para diferentes faixas etárias e capacidades dos espaços, garantindo uma programação inclusiva para todos.

69.cf.res.cultura.festival de cinema.2.turbulÊncia.divulgaÇÃopmr

O filme ‘Turbulência’ será exibido durante o evento cultural – Divulgação

“A curadoria do festival priorizou produções de diretores, roteiristas e atores de Resende e região, destacando e promovendo talentos locais”, afirma Tereza Mendes, Diretora Administrativa do projeto. Além das sessões de cinema, os realizadores das obras serão convidados para um bate-papo com o público, incentivando o diálogo sobre o processo criativo e a produção audiovisual.

Oficinas de Audiovisual

O festival também contará com oito oficinas de audiovisual, realizadas em cada uma das localidades de exibição. Ministradas por profissionais renomados, as oficinas abordarão temas essenciais para quem deseja se aprofundar no universo do cinema, como direção, roteiro e interpretação. O objetivo é capacitar os moradores locais e incentivar a formação de novos talentos na área audiovisual.

Programação das oficinas neste mês

Nesta segunda-feira, dia 7, das15h30min às 17h30min, acontece Workshop de interpretação para o audiovisual. Oficina prática de interpretação para o audiovisual, focada em naturalidade, expressividade e relação entre ator e câmera. Ideal para quem deseja atuar em cinema e TV. A capacitação é ministrada por Marcelo Soares. A faixa etária é de 11 anos. O treinamento acontece na Sala da PEC, no bairro Morada da Montanha.

No dia 10, no mesmo horário, Workshop de produção de figurinos para o audiviovisual. A oficina sobre criação, caracterização e adequação de figurinos para cinema e TV, explorando muito mais do que simplesmente vestir uma roupa. Ela será ministrada por Brenda Nury. A faixa etária é de 15 anos e acontece na quadra do distrito de Engenheiro Passos.


No dia 14, das 15h30min às 17h30min, acontece Workshop de interpretação para o audiovisual. A oficina será realizada na Quadra da Escola Municipal Geraldo Rodrigues, no bairro São Caetano.

No dia 25, Workshop iniciação ao roteiro de audiovisual. Oficina que explora a estrutura narrativa, criação de personagens e formatação para cinema e TV. A oficina será ministrada por Wanessa Quintiliano, na Escola Municipal Adelaide Lopes Salgado, na Capelinha, na região Serrana de Resende. A faixa etária é de 15 anos.

Já no dia 2815h30min às 17h30min, Workshop de interpretação para o audiovisual. A oficina acontece na Quadra de Vargem Grande, na zona rural.

Filmes

Nesta segunda-feira, dia 7, a partir das 18h30min, na PEC Morada da Montanha, será exibido o filme “Turbulência”. Também será exibido o curta-metragem, “Eu queria ser bailarina”.

Já no dia 10, no mesmo horário, haverá a exibição do filme “Turbulência”, na quadra de Engenheiro Passos. Também haverá a reprodução do curta-metragem “Dani rumo ao mundial de triatlo”.

Enquanto que no dia 14, o filme Turbulência será apresentado na E.M. Geraldo Rodrigues, no bairro São Caetano. O curta-metragem “Eu Lírico”, será exibido no mesmo dia.

No dia 25, as 17 horas, na Capelinha (Buracão), será exibido o filme “Turbulência” e o curta-metragem, “Cantos e encantos de Varela”.

Para fechar a programação, no dia 28, às 18h30min, na quadra da Vargem Grande, será exibido o filme Turbulência e o curta-metragem “Costurando Sequências”.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos