Festival de Cinema de Vassouras está com inscrições abertas

0

VASSOURAS

Com curadoria de Bruno e Jane Saglia, pela primeira vez, entre os dias 22 e 29 de maio, será realizado o 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café. O evento presencial será exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais através da realização de mostras competitivas e não competitivas de filmes de longa- metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais.

As inscrições de filmes para as mostras e para todas as atividades paralelas são gratuitas e acontecem exclusivamente pela internet, entre os dias 30 de janeiro e 20 de fevereiro, e poderão ser feitas clicando aqui.

A lista das obras selecionadas será disponibilizada no site do festival, no período de 20 a 30 de março de 2022.

O FESTIVAL

O 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café é uma mostra nacional de cinema, com característica competitiva, participativa e informativa. Além de três mostras competitivas – filmes de longa-metragem brasileiros, curta-metragem brasileiros e curta-metragem regionais – o Festival promove ainda mostra não competitiva de longa-metragem, documentários e longa-metragem de animação.

Ele tem por finalidade aprimorar ainda mais o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propor ações culturais, através de palestras e debates, encontros com profissionais do setor, incentivar reflexões sobre os diferentes formatos, discutir estratégias para a distribuição dos filmes representativos no período do evento.

Promover a democratização da produção audiovisual, buscando aprimorar e divulgar o cinema nacional, que seja nos diversos formatos. Possibilitar o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, aproximando o público destas obras, é o objetivo principal do festival.

VASSOURAS E O CINEMA

Com 162 anos, uma população estimada em 40 mil habitantes, Vassouras ostenta a posição de quarto melhor lugar para respirar no país. O município do Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro sediará, no novo Centro de Convenções, pela primeira vez, o Festival de Cinema de Vassouras.