Festival de arte online promove artistas do Sul Fluminense

0

SUL FLUMINENSE

Está em produção o “II Mostra Arte Sonora de Conservatória”, voltado para promoção de artistas de diversas localidades da região Sul Fluminense. O palco das apresentações será no Teatro Sonora, em Conservatória e no Quilombo São José da Serra, em Valença. O público poderá conferir todos os espetáculos a partir de 22 de abril. Todas as apresentações foram pensadas especialmente para o formato online através do YouTube.com/espacosonora. Visando a responsabilidade social da inclusão, boa parte terá tradução em Libras.

O evento foi aprovado em edital promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro. O festival mistura os tambores do Quilombo São José da Serra, a singela harpa de Cristina Braga, a voz doce e potente de Juliana Maia, as histórias de um projeto social de música para crianças e contos da matriarca do quilombo. Tudo para que apresente um teatro musical infantil falando sobre ecologia, amizade e respeito aos animais e um sarau histórico falando sobre o vale do café, com um show instrumental permeando por músicas autorais e clássicos da MPB. O II Mostra Arte Sonora, reúne esta coletânea de apresentações por meio de vídeos e transmissões ao vivo, em um único canal na Internet.

Além da presença da harpista Cristina Braga, o festival conta com o contrabaixista Ricardo Medeiros e a cantora Juliana Maia no show inédito “Estão voltando as flores”. Outro espetáculo que terá sua primeira apresentação é o musical infantil “Juju e a Locomotiva Encantada”, uma obra autoral baseada no livro homônimo. Haverá também dois documentários, um sobre a matriarca do Quilombo São José da Serra e o outro sobre o jongo.

De acordo com Juliana Maia, em um momento tão delicado para a cultura no Brasil, o encontro é, sobretudo, uma oportunidade para fomentar os artistas do Sul Fluminense. “Em sua segunda edição, o Mostra Arte Sonora é um festival multifacetado que entrelaça vários tipos de arte, cultura, seu cerne é difundir a tradição, folclore e artistas locais”, destaca.

Um sarau histórico, um show instrumental e um documentário sobre o projeto social musical para crianças da comunidade (o Harmônicos de Conservatória), são outros destaques deste belíssimo festival, que é de curadoria de Juliana Maia e direção-geral de Renata Franco.

error: Conteúdo protegido !