Festival ‘Dança VR 2018’ tem cerca de 1700 dançarinos inscritos

0

VOLTA REDONDA

Considerado o maior festival de dança na região, o Dança VR acontece neste final de semana no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, anexo ao Colégio Getúlio Vargas da FEVRE, no bairro Laranjal. O evento tem realização da prefeitura e reúne diversos estilos:ballet, ginástica rítmica, dança de salão, dança de rua, jazz, valsa, funk, carimbo, samba, Hip hop, entre outros. Apenas ontem, mais de mil pessoas prestigiara o evento que tem entrada franca. O Dança VR teve cerca de 1700 dançarinos inscritos.

A secretaria de Cultura, Aline Ribeiro destaca a importância do evento. “Esta é uma nova roupagem de um evento tradicional, existente há muitos anos. Através dele, fomentamos a cultura, a profissionalização, trazemos a família para dentro do teatro, valorizamos as atividades e as pessoas do município”, destaca.

Presente no evento, a subsecretária de Esporte e Lazer, Patrícia Moulevad, todos os membros de projetos sociais do município estão participando do evento. “Recebemos inscrições de cidades vizinhas e de grupos vindos de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O evento visa fomentar a cultura, e nesta segunda edição, estamos num espaço mais apropriando, buscando valorizar ainda mais os artistas, o público e os coreógrafos”, destaca, acrescentando que ao final de cada apresentação, o grupo ganha um troféu; os dançarinos, medalhas; e o coreógrafo, um certificado.

Hoje, se apresentaram: A Escola de Trampolim de Volta Redonda, com o técnico Thiago Anderson, abre o evento, seguida por apresentações dos grupos Arena do Aterrado, dos ginásios dos bairros Vila Rica Tiradentes, Retiro, Santo Agostinho, Siderlândia, São Geraldo, 249, Ilha São João, Três Poços, Açude, Santa Cruz, Associação de Capoeira  Angola Nagô, Núcleo Vila Mury da Secretaria de Esporte e Lazer, Fundação Beatriz Gama também estarão participando. Alguns grupos dos ginásios e da Escola de Trampolim voltam ao palco com novas apresentações.

As coreografias foram Cantando na Chuva, Infância-Bonecas, Lindo Balão Azul, Sonhos de Princesa, Desenho do Céu, Toma Impacto, Life, Samba de Roda e Capoeira, As Bailarinas, Era Uma Vez, O Show, Titanic, Sininho e Peter Pan na Terra do Nunca,  Maculêlê e Capoeira, Amor, Dona Maria, Superação, Ballet Paquitas/Espanholas, Força, Flores, Aladim, Flash Dance, Chuva de Prata.

Ainda hoje, se apresentaram os grupos dos projetos sociais e estudantis  farão 27 apresentações:  Grupo Viverde da Escola Municipal Rubens Machado, Novo Tempo da APAE/VR, E. M. Lions Barra Mansa, colégios Nossa Senhora do Rosário, Barão de Aiuruoca, Ceja, Radeane, projeto Ballet Educação sob a coordenação da professora Izabel Santos Leal, projeto Dança e Magia, Escola Municipal Lions Clube Volta Redonda, CRÁS Bom Jardim de Minas(MG), Projeto Esporte e Cidadania Para Todos, Academia Dane Dance. Os estilos serão samba, livre, ballet clássico de repertório, hip hop, jazz, cowntry, baby class, não clássico, contemporâneo, ballet livre e infantil.

Entre as 16h30min e 18h30min, a apresentação dos grupos jovem, adulto e idoso terá estilos clássico livre, sertanejo, contemporâneo, folclore, axé, flamenco, pop brega, ballet clássico, dança cigana russa, funk, jazz, neo clássico. As coreografias incluem Dança do Carimbó, Valsa das Horas, Fandangos de Huelva, Variação de Santanela, Voando para o Pará, Dez Por Cento, A força de um Nó Frágil, Lembrança de Uma Dança, Sapequinha, Conflitos e outras belas coreografias. O Ballet Gacemss, Vértice Estúdio de Dança, Núcleo Rústico, grupos de dança de seis CRAS(Centro de Referência e Assistência Social) dos bairros estarão presentes ao festival.

Hoje a noite, entre as 19 às 22 horas, os grupos jovem, adulto e idoso, terão cerca de 26 apresentações:  Ritmos Grupo de Dança, Cia Vértice Studio de Dança, Ballet Gacemss, Studio Marcelle Pessanha, Cia República do Movimento, Academia Dane Dance, Grupo Primeiros Passos, Academia Dinâmica do Corpo, projeto Esporte e Lazer das Cidades-Cia Cidadania,Cia Serpentes do Deserto, Cia Experimental, Renya Estudio de Dança, Grupo Jovem, Convivência Smac.

As coreografias serão Coletânea e Fragmentos Coreográficos, Vem Por Aqui, Coppélia, Chuva de Nós, Vaiação de Baile dos Graduados, Caos Da Escuridão à Luz, Cazulos, Flocos de Neve, Sonhos Roubados, O Baile, Minha Terra, Ritmo Quente e outros.

DOMINGO

O segundo dia do evento prevê 34 grupos de Volta Redonda, Barra Mansa, Itatiaia, Rio de Janeiro, Barra da Tijuca, Pinheiral, Quatis, Jacarepaguá, Porto Real, Pinheiral. Serão os estilos livre, jazz, clássico livre, folclore, ballet infantil, baby class, danças urbanas, neoclássico, livre( dança cristão), etc. Haverá coreografias como Brasil Brasileiro, Águas de Março, Planeta Xuxa, Chapeuzinho Amarelo, Japonesas, Tico Tico no Fubá, Biquini de Bolinha, A Bela e a Fera, Mundo Disney, Aqui é o meu Lugar, Happy, Valsa, Bailarina, Descendentes.

A abertura terá os ginastas da Escola Municipal de Trampolim, Studio de Corpo, Ritmos Grupo de Dança, instituto Universo Acreditar, Stúdio de Arte, Espaço de Dança Inspirart, CESF, projeto Dança Atitude, Pequeno Príncipe, Academia Dinâmica do Corpo, Ballet Vip, Sport Education Anglo VR, Espaço Aberto, Grupo de Dança Arco Iris, Academia Dinâmica do Corpo, Sesi Barra Mansa.

Outros grupos infantis inscritos no Dança VR 2018, produzido pelas secretarias municipais de Cultura(SMC) e Esporte(Smel) no teatro da FEVRE(Fundação Educacional de Volta Redonda), que confirmaram participação no domingo, são:  Sesi Resende, Assis e Jones/Centro Educacional Retiro, Projeto Cura, Ballet Master Vibe,  Gacemss, Ballet Sesi Volta Redonda, Academia Tchno Fitnes, República do Movimento, Projeto Centraturno Escolar Ciep 247, Radeane, Studio  de Dança Jane Cristina, etc. Os estilos são ballet clássico, infantil, clássico repertório, baby class, livre, jazz, zumba kids e dança contemporânea.

 

Deixe um Comentário