Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty começa nessa semana

0

PARATY

Tem início nesta quinta-feira a 37ª edição do Festival da Cachaça, Cultura e Sabores. O evento acontece no Areal do Pontal trazendo a participação de cinco dos principais alambiques da cidade: Coqueiro, Corisco, Engenho D’Ouro, Paratiana e Pedra Branca. Além de diversas atrações musicais, com artistas locais, e um espaço dedicado à gastronomia e cultura. A entrada é franca.

O festival começa nesta quinta-feira, a partir das 18 horas com a apresentação do DJ Marino e encerra no domingo, às 21 horas, com o Arrastão do Jabaquara fazendo a galera sair do chão em ritmo de carnaval. Se apresentam ainda Júlio Vibes, Banda Lozz, Ciranda Elétrica, Jongo Quilombo, Bebeto, Samba de Rosena, Banda Ratones, Bloco Paraty do Amanhã, Bloco Tribo do Samba, Bloco Meninos do Pontal, Tok Surpresa e Joel Silva.A programação vai contar com shows musicais ligados à cultura caiçara e quilombola, cirandas, jongos, danças tradicionais, sertanejo, pop rock, chorinho, MPB, samba e soul entre outros.

O festival contempla ainda um espaço de convivência e gastronomia, para a degustação dos produtos da região com doze quiosques, três Food Trucks e duas Food Bikes, que se harmonizam ao evento. O visitante pode degustar as cachaças e saborear os pratos no mesmo ambiente, aproveitando uma extensa programação musical.

RESGATE HISTÓRICO

O Festival tem como objetivo principal valorizar e manter vivo todo o processo que envolve a produção da cachaça local. Nele são utilizados métodos originários do século XVI, que se mantém até os dias atuais como uma das principais expressões da identidade gastronômica da Cidade Histórica.

Realizado desde 1983, quando começou com o nome Festival da Pinga, é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo um grande público. O evento vem passando nos últimos anos por um grande processo de requalificação em sua estrutura e funcionamento, cenografia e programação, num esforço conjunto da Secretaria de Turismo e da Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty (Apacap).

Paraty integra desde 31 de outubro de 2017 a Rede de Cidades Criativas da Unesco como Cidade Criativa pela Gastronomia. A Rede hoje abrange 180 cidades em 72 países, em sete áreas criativas.Neste ano o município recebeu o título da Unesco de Patrimônio Mundial como sítio misto pela cultura e biodiversidade.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira
18 à 1 hora – DJ Marino
21 às 23 horas – Júlio Vibes
23 à 1 hora – Banda Lozz

Sexta-feira
18 à 1 hora – DJ Marino
21 às 23 horas – Ciranda Elétrica
23 à 1 hora – Joel Silva

Sábado
13 às 15 horas – Bebeto
15 às 17 horas – Jongo Quilombo
18 à 1 hora – DJ Marino
21 às 23 horas – Samba de Rosena
23 à 1 hora – Banda Ratones

Domingo

12 às 14 horas – Tok Surpresa
14 às 15 horas – Bloco Paraty do Amanhã
15 às 16 horas – Bloco Tribo do Samba
16 às 17 horas – Bloco Meninos do Pontal
21h30min às 23h30min – Bloco Arrastão da Jabaquara

 

 

Deixe um Comentário