VOLTA REDONDA
Volta Redonda receberá o 1º Festival VR Ambiental: Cinema e Sustentabilidade. Uma mostra de filmes documentários nacionais e internacionais, inteiramente focados nas causas ambientais e práticas de desenvolvimento sustentável. O festival foi idealizado pelo produtor e cineasta volta-redondense Marco Antônio Pereira.
O evento acontecerá de 6 a 9 de novembro no Gacemss, na Biblioteca Municipal ‘Raul de Leoni’ e no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), no bairro Vila Santa Cecília. A data foi escolhida por ser a véspera da COP 30, a conferência climática mais importante do mundo, que este ano vai acontecer no Brasil, em Belém (PA). “O festival pretende oferecer ao público um debate reflexivo sobre a emergência climática, tema que abrange os principais problemas ambientais contemporâneos – que vão desde as inundações das cidades provocadas pelas intensidades de chuvas, desabamentos de encostas, secas prolongadas até mesmo a insegurança hídrica e alimentar que forçam milhares de pessoas a deixarem suas casas no mundo todo”, explicou Marco Antônio.
O lançamento do projeto acontecerá na ExpoVR 2025, maior experiência multicultural do Sul Fluminense, que será realizada de 1ª a 3 de agosto, na Ilha São João, em Volta Redonda, reunindo cultura, inovação, negócios e entretenimento para um público diversificado e qualificado. Marco Antônio será o curador da Tenda de Audiovisual, uma das atrações oficiais do evento. A cocuradoria e produção executiva é de Lucas Freitas. Durante os três dias de feira a Tenda exibirá filmes e receberá convidados para rodas de conversa, mediadas por Marco Antônio.
‘Festival VR Ambiental – Cinema e Sustentabilidade’ será lançado em Volta Redonda, na ExpoVR
Depois do lançamento, evento acontecerá de 6 a 9 de novembro no Gacemss, na Biblioteca Municipal ‘Raul de Leoni’ e no auditório da UFF, no bairro Vila Santa Cecília
O lançamento do projeto vai acontecer durante a maior experiência multicultural do Sul Fluminense- Arquivo
