Festa do Trabalhador da Vista Alegre acontece nesta semana

0

BARRA MANSA

Tradicionalmente realizada há 23 anos e com programação especialmente voltada à música sertaneja de raiz e a moda de viola tem inicio na próxima quarta-feira a Festa do Trabalhador do bairro Vista Alegre. As festividades seguem até domingo na Praça Antônio Ferreira, com entrada franca.  Na programação está nesta quarta missa sertaneja, feijoada, o Encontro Interestadual de Violeiros (Enculsert), na quinta-feira, Cacique e Pajé, Culto Evangélico; sexta-feira Saudade Saudoso, desfile, Bailão de Dois; no sábado, Nonô dos Canarinhos e convidados, Irmãos Vieira, Magia do Forró e, encerrando no domingo, festival de prêmios, Orquestra de Violeiros de Resende, Paulo César e Marciano, a programação completa está disponível em https://bit.ly/2VzFtHt.

A Festa que faz parte do Calendário Cultural do município recebe o apoio da prefeitura, através da Fundação Cultura, na parte operacional das estruturas e equipamentos, controle de tráfego e manutenção urbana do entorno.

O prefeito Rodrigo Drable (MDB), recebeu os representantes da Associação dos Sertanejos de Barra Mansa e Região, Robertinho e Amorim, para tratar dos detalhes de uma das maiores festas populares da cidade. Para ele, o evento é importante para celebrar o dia do trabalhador e, também, para preservar a cultura sertaneja e garantir o fomento às políticas culturais instituídas na cidade.  “Essa festa é um dos maiores movimentos culturais no município. Nosso compromisso é de garantir que continue acontecendo com segurança e conforto para quem vai prestigiar o evento”, disse o prefeito.

Amorim, um dos organizadores da festa, chama atenção para a participação de duplas sertanejas de diversas cidades e de estados vizinhos, além de uma programação religiosa como o Terço dos Homens, a Missa Sertaneja e cultos. “Na abertura do evento teremos um encontro interestadual de moda de viola e ainda momentos de fé, que sempre inspiram e acompanham o sertanejo por toda parte”, concluiu o organizador.

Para o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo a música sertaneja é característica marcante da cultura barra-mansense. “A base da identidade da nossa cultura está em nossos ancestrais que vieram principalmente do sul e leste de Minas Gerais, onde a moda de viola é muito presente. Aqui encontrou uma terra fértil para cultivar essa cultura tão bonita e forte”, disse Bravo.

Paróquia Santíssima Trindade celebra São José Operário

Em Angra dos Reis, além do Dia do trabalhador, os católicos homenageiam São José Operário. Para isso, a Paróquia Santíssima Trindade, em Jacuecanga, preparou uma programação especial, que teve início no dia 22 de abril. A programação tem apoio da prefeitura através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio

Embora as missas em louvor ao santo já estejam sendo celebradas há mais de uma semana, o ápice da festividade será nesta quarta-feira. Neste dia a programação terá início com um passeio ciclístico, saindo de frente à igreja de São José Operário, às 8 horas.

Às 17 horas, será realizada a tradicional procissão e logo em seguida será celebrada a missa com a bênção das carteiras de trabalho. Após a missa, o cantor sertanejo Tiago Olliveira vai animar a festa, que contará ainda com uma quermesse.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !