Festa de São Sebastião acontece neste final de semana na Ilha Grande

0

 

ANGRA DOS REIS

A Vila do Abraão, na Ilha Grande, vai receber até domingo, mais uma edição da tradicional Festa de São Sebastião, que tem total apoio da prefeitura, por meio da TurisAngra.  Quem prestigiar o evento poderá ser divertir com muita música, cultura e religiosidade.

Quem se apresenta na festa nesta noite é a banda Moda Universitária, no sábado, a programação musical fica por conta da banda Ditado. Já no domingo e na segunda quem sobe ao palco é a Arte da Terra. Todos os shows acontecem às 21horas.

Na parte religiosa, está sendo realizado o tríduo com missas, às 19h30min. Na segunda-feira, será celebrada a missa dos enfermos, às 9 horas. Para encerrar a programação, será realizada uma procissão festiva, seguida de missa campal, às 18 horas.

São Sebastião é o padroeiro da comunidade desde a construção de uma pequena capela em sua honra. Sabe-se que o Imperador Dom Pedro II passou pela Ilha Grande, e que, visitando a Vila e vendo a necessidade da capela, doou sua porta principal. Em 07 de agosto de 2011, foi criada a nova paróquia da Ilha Grande, sendo escolhida como Matriz a capela de São Sebastião da Vila do Abraão.

A festa transforma e une a sociedade por meio da fé, como explica o pároco da Ilha Grande.  “A festa do padroeiro é um momento forte para a paróquia, pois nos dias de festejos, celebramos nossa fé em Jesus Cristo, e como São Sebastião, refletimos se estamos também dando um bom testemunho de Jesus Cristo nos dias de hoje”, comentou o Frei José Anchieta Varela.

Festa tradicional

Em Barra Mansa, a tradicional Festa de São Sebastião, é considerada um dos eventos religiosos mais tradicionais e importantes do município. Padroeiro da cidade, milhares de devotos ao Santo participam dessa celebração que ultrapassa gerações. A programação cultural e religiosa segue até o dia 20, na Rua Monsenhor Costa, ao lado da Igreja Matriz, no Centro. A participação do público é gratuita e a classificação é livre.

Organizada pela Paróquia da Igreja Matriz, o evento faz parte do Calendário Cultural do município e conta com o apoio da Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura. Tradição há mais de 50 anos, a programação inclui visitas da imagem às paróquias do município, missas, novenas e procissão. Além da programação religiosa, o evento tem ainda apresentações culturais, contando com shows de diversos gostos musicais.

O dia de São Sebastião é comemorado em 20 de janeiro. Na data, além das missas, haverá uma procissão em homenagem ao santo, que terá início às 9h30min. No percurso da procissão, os fiéis passarão pela Praça da Liberdade e farão o trajeto de volta à Praça da Matriz.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !