Fernando Vanzella: A importância do treinamento esportivo

0

Oi galera!

Esta semana abro espaço para meu técnico no Sesi-SP, Fernando Vanzella. O treinador multicampeão nos explica abaixo a importância dos treinadores esportivos.

Os treinadores esportivos são figuras essenciais que podem desenvolver um trabalho específico para a carreira profissional de um atleta.

A importância dos professores de educação física na formação humana tem de ser mais valorizada.  Durante a infância e a adolescência, o papel de um técnico esportivo deveria ser muito mais educativo, ensinar sobre o esporte, mas também sobre os valores que ele pode proporcionar no complemento da educação e cidadania.

Experimentar a tolerância à frustração diante de derrotas, por exemplo, o trabalho em equipe, a cooperação com os colegas, o bem-estar nas atividades realizadas, a lealdade aos adversários, à coragem, o altruísmo, o respeito são fatos corriqueiros durante as práticas e vivências esportivas. Cabe aos treinadores proporcionar isso em um ambiente seguro e confiável. Por isso, concordo que alguns técnicos possam ser chamados de professores, porque existe a aprendizagem para ambos. Eles têm o potencial de ensinar além do esporte, inspirar atitudes. Mas, necessitam de formação adequada com esse intuito.

No esporte um treinador que não for competitivo estará fadado ao fracasso. A competição é o seu combustível, seu elemento primordial, porém, ela deve ser saudável, respeitosa, meritocrática. Um bom treinador estimula o desenvolvimento competitivo saudável, proporcionando um ambiente acolhedor em que se possa buscar a evolução das habilidades físicas e psicológicas.

Treinadores modernos têm de adquirir muitas competências e habilidades pessoais, a principal delas é saber trabalhar em equipe, delegar tarefas e papéis, ser um líder democrático com os membros de sua comissão técnica e ser carismático com os atletas. Um bom técnico transforma grupos de atletas em equipes, ou seja, desenvolve a coesão e o respeito acima das individualidades.

Outra competência importante é ser um estudioso do esporte em que atua, saber de sua cultura e história, além dos conceitos de tática, de técnica e fases de treinamento. Ser uma pessoa atenta, curiosa, que saiba reciclar e aprender para evoluir profissionalmente pode ser um diferencial profissional.

Por fim, o sucesso de equipes esportivas está associado cada vez mais ao trabalho interdisciplinar. O psicólogo, fisiologista, biomecânico, nutricionista do esporte são profissionais que pode contribuir para o desenvolvimento de equipes e da carreira de treinadores de maneira geral. No esporte moderno não cabe mais um único olhar e o trabalho de disciplinas isoladas.

Para Vanzella a essência do treinador é trabalhar com amor e sonhar grande, respeitar o tempo e ser resiliente, porque assim sempre seremos positivamente surpreendidos pelo que podemos realizar e conquistar.

Muito bom sempre poder aprender um pouco mais com o Vanza, agradeço a ele por ter contribuído. Como fonte, ele usou o livro: ‘Psicologia, Esporte e afinidades’, por Rodrigo Scialfa Falcão.

Curta minha página no Facebook: Matheus Gonche e não deixe de me seguir no Instagram:@gonchematheus. Todas as colunas publicadas no A VOZ DA CIDADE, estão também no meu site: www.matheusgonche.com.br.

Até a próxima semana!

error: Conteúdo protegido !