Fernando Jordão se reunirá com representantes da ANTT para recuperação de ferrovia

0

ANGRA DOS REIS

O prefeito Fernando Jordão participa nesta quinta-feira, 3, de uma reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para solicitar a recuperação imediata da ferrovia que liga Angra a Barra Mansa. O prefeito acredita que com a ação, será possível o escoamento de produtos pelo terminal portuário angrense, aquecendo a economia.

O encontro desta quinta-feira foi articulado pelo senador Flávio Bolsonaro e pelas deputadas estadual, Célia Jordão, e federal, Soraya Santos. “Há interesse privado em operar a ferrovia e estamos buscando o início imediato da recuperação do trecho, a exemplo do que está acontecendo em Minas Gerais (Bering – Varginha), diante de uma deliberação pública da ANTT em julho do ano passado. A empresa que deseja operar o trecho estará na reunião conosco e apresentará um requerimento manifestando o interesse”, frisou o prefeito Fernando Jordão.

Atualmente o trecho da ferrovia é uma concessão da União em favor da VLI. Esse é um dos ramais que a concessionária pretende devolver para o governo federal, mas segundo edital de concessão, precisa devolver nas mesmas condições que pegou. Atualmente, segundo informações, a VLI conversa com a ANTT para definir alguns termos da devolução.

A intenção de empresas privadas assumirem o ramal seria para interesse na reativação do ramal de Angra dos Reis, escapando do porto do Rio que já está abarrotado e gerando mais economia para a cidade. Atualmente o porto do município é subutilizado.

 

Deixe um Comentário