PORTO REAL
O vereador Fernando Guimarães dos Santos, conhecido como Fernando do Rancho (PSB) chega há quase 90 dias a frente da presidência da câmara. Sua gestão foi iniciada no dia 2 de março deste ano quando foi eleito pelos votos dos 11 vereadores, ou seja, conseguiu unanimidade. Já foram realizadas cerca de 30 sessões, entre ordinárias e extraordinárias, com a aprovação de 90 indicações.
Em sua gestão aconteceu a sessão solene de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, quando 11 pessoas do sexo feminino receberam o Diploma Mulher Cidadã Doralice da Conceição Bernardelli, por enaltecerem com seus trabalhos a cidade de Porto Real.
Esse é o segundo mandato de vereador de Fernando do Rancho, que considera como positivos esses dias à frente do Legislativo e para os demais parlamentares. “Um curto período de muito trabalho e empenho por parte de toda a equipe, uma Câmara ativa onde os números comprovam as ações em conjunto com os munícipes buscando de fato conhecer com profundidade as questões que incomodam a todos apresentando soluções, auxiliando o executivo nas demandas antigas como a inclusão na pauta dos Códigos de Postura, Obras e Edificações e com isso mostrando que os votos que me concederam em 2016 foram válidos. É um avanço da ação legislativa”, enfatizou o presidente.
COMPROMISSOS
Fernando do Rancho lembra que assumiu a Casa de Leis com o compromisso de enxugar a folha de pagamento para adequar as contas no orçamento. Por isso houve a necessidade de se fazer a reforma administrativa nos primeiros dias à frente da Presidência. “Tomei medidas em conjunto com os vereadores e nossa equipe técnica envolvendo a procuradoria, contabilidade e licitação, que infelizmente doeram porque a alternativa foi diminuir o gasto com pessoal, mas extremamente necessárias para podermos fechar as contas de 2018”, mencionou o presidente, completando que outra exigência sua foi com relação aos processos licitatórios.
Com as medidas implementadas, o Legislativo já colhe frutos com eficiência e economicidade. O presidente informou que já houve redução dos valores dos contratos que variam de 10% a 25%. Foram negociadas ainda implementações de serviços a custo zero, como por exemplo, a inserção de ferramentas de trabalho como protocolo e controle de almoxarifado no sistema de informatização. Essa economia possibilitou, de acordo com ele, o reajuste de 2,95% aos funcionários efetivos e de 20% no cartão alimentação, que há cinco anos não havia aumento. A cobrança na taxa de administração que era de 1% passou a custo zero.
Fernando ainda tem incentivado os munícipes a acessar o Portal da Câmara de Vereadores onde são divulgadas as notícias, indicações, projetos e leis aprovadas, além de toda a história da Câmara sempre atendendo às exigências legais para dar publicidade e transparência dos atos praticados pela gestão. “Hoje em torno da proposta de retorno da comunidade com a Câmara Municipal, enxergamos um resultado positivo onde o munícipe tem todas as informações que deseja sobre o papel do vereador, o que significa, para que serve e aí sim a verdadeira representação, que é o pilar de nosso sistema democrático, isso tudo na modernidade pautada nas notícias e informações expostas no site. Esse é o exercício da democracia para que a população tenha sim o direito de construir as ideias sobre as ações”, afirmou o vereador.
Olhar para frente é a frase do presidente do Legislativo ao fazer um balanço final a respeito do futuro.
RESCISÕES TRABALHISTAS
Fernando do Rancho ainda esclarece que todas as rescisões trabalhistas foram quitadas em tempo hábil deixando as contas em ordem. “O que posso dizer hoje é muito obrigado pela confiança em mim depositada, nos colegas que confiaram nas minhas propostas de trabalho e compuseram a mesa comigo e aos 11 votos recebidos. Desde que assumi esta Casa pude contar com a colaboração de todos os vereadores me auxiliando nas decisões. Como todos sabem, sou empresário e tenho orgulho de dizer que minha empresa funciona com o auxílio da minha equipe, este modelo significa gestão”, definiu.
As sessões acontecem nas segundas e quartas-feiras, às 19 horas.