BARRA DO PIRAÍ
Fernanda Vieira, candidata à prefeitura de Barra do Piraí pelo PSOL, é professora de história e se autodeclara “feminista, mulher de coragem e competência indiscutível”. Ao longo de sua carreira, ela trouxe a política para dentro da sala de aula, incentivando o debate crítico entre seus alunos. Sua decisão de entrar na política veio do desejo de ampliar seu impacto em prol da comunidade.
Em campanha no bairro Areal, para a série “Um dia com a candidata”, ela ressaltou a importância de priorizar áreas que sofrem com a carência de serviços essenciais e a desatenção do poder público. Segundo ela, “Areal é um bairro periférico e com um grande número de moradores, por isso é preciso dar uma atenção maior a ele”, destacou.
Para Fernanda, uma das principais bandeiras de sua campanha é a educação integral. “Queremos expandir o horário e a oferta de vagas nas escolas e creches, com apoio de políticas públicas federais, para garantir que todas as crianças tenham acesso à educação”, afirmou.
Além de tudo, ela destacou a crise no abastecimento de água e saneamento básico na cidade. “Muitas famílias vivem sem saneamento, com esgoto a céu aberto e água de baixa qualidade. Vamos modernizar o sistema de captação e tratamento de água, garantindo um abastecimento adequado”, prometeu.
Outro problema recorrente citado que Fernanda foi sobre os problemas de mobilidade que afetam os trabalhadores de Barra do Piraí. “As pessoas passam muito tempo se deslocando e já chegam cansadas ao trabalho. Nossa proposta é melhorar o transporte público e gerar empregos, sempre dialogando com a população”, explicou.
A candidata também falou sobre sua trajetória, marcada por 17 anos de trabalho na educação pública de Barra do Piraí. “Sempre fui envolvida com movimentos sociais, projetos como Luz Câmara, Educação e Política e Cidadania. Minha missão sempre foi formar cidadãos conscientes e atuantes na política”, afirmou. Ela reforçou que sua campanha é baseada no diálogo e na participação popular. “A nossa campanha é construída no dia a dia, ouvindo as demandas da população e buscando soluções para uma Barra do Piraí melhor”, completou.
Questionada sobre a escolha do professor Thauan Santos como seu vice, a candidata ressaltou que ambos têm origem na periferia e uma trajetória ligada à educação e aos movimentos sociais. “Nós representamos a renovação política, com uma proposta inclusiva e participativa”, disse, destacando a importância de uma nova visão para a cidade.
VICE COM COMPROMISSO NA EDUCAÇÃO
Thauan compartilha da mesma visão de renovação e inovação para Barra do Piraí. “A cidade precisa de uma cara nova, e os jovens podem ser essa mudança. Queremos promover espaços públicos para lazer, esporte e cultura, o que será uma prioridade para nós”, afirmou.
Ele destacou a sólida parceria com a candidata e ressaltou a importância de uma política voltada para a educação. “Nossa proposta é uma cidade com mais livros e menos armas. Queremos que as pessoas pensem em quem elas confiam para cuidar da cidade e de seus filhos: um professor ou um policial?”, provocou, defendendo o fortalecimento dos concursos públicos para aperfeiçoar os serviços municipais.
Fernanda, que é mãe solo de três filhos, finalizou reafirmando seu compromisso com as crianças, adolescentes e jovens barrenses. “Minha luta sempre foi pelos meus filhos, pelos meus alunos e, agora, por toda a cidade. Eu vou provar que uma mãe solo pode, sim, dar conta de tudo, até da prefeitura”, declarou com confiança.