VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), está com inscrições abertas para mais uma edição das Férias Inclusivas, que desta vez contará com passeio ao Parque Aquático Municipal, localizado na Ilha São João. A atividade será realizada na sexta-feira, dia 16, das 8h às 12h, e é voltada exclusivamente para pessoas com deficiência (PCDs), que devem estar acompanhadas por um responsável legal. As inscrições devem ser feitas de forma on-line, por meio do link: https://bit.ly/SMPDParqueAquatico.
A iniciativa faz parte das ações da administração municipal voltadas à promoção do lazer acessível, inclusão social e qualidade de vida de crianças, adolescentes e familiares, garantindo momentos de convivência, integração e bem-estar em um dos principais espaços de lazer da cidade. A ação integra o conjunto de políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Volta Redonda para garantir direitos, inclusão e participação social das pessoas com deficiência no município.
De acordo com a SMPD, poderão participar somente pessoas com deficiência acompanhadas por pai, mãe, avô ou avó, sendo a responsabilidade durante todo o passeio integralmente do acompanhante.
Para participar, é obrigatório que a pessoa com deficiência possua a carteirinha do Parque Aquático Municipal e exame médico dentro do prazo de validade. O exame dermatológico pode ser realizado no posto de saúde do bairro, atestando que o participante está apto para utilizar a piscina.
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, destacou que ações como essa reforçam o compromisso da Prefeitura de Volta Redonda com a inclusão e o acesso ao lazer. “Nosso objetivo é proporcionar momentos de lazer, convivência e integração, assegurando que as pessoas com deficiência tenham acesso a espaços públicos de forma segura, digna e inclusiva”, afirmou.
O Parque Aquático Municipal é um importante equipamento de lazer da cidade, oferecendo três piscinas – social, infantil e olímpica –, além de vestiários e espaço para exames médicos. O local é gratuito e aberto à população de Volta Redonda, sendo especialmente procurado nos períodos de maior calor.