Feriado prolongado do Dia das Crianças e Padroeira do Brasil favorece turismo em Penedo

0

ITATIAIA

A rede hoteleira de Penedo iniciou o feriado prolongado da Padroeira do Brasil e Dia das Crianças com uma taxa de ocupação em torno de 80%, segundo informações da Subsecretaria de Turismo da Prefeitura de Itatiaia. A localidade situada às margens da Rodovia Presidente Dutra, próxima da Serra do Mar, é um dos pontos turísticos mais visitados no interior do Estado do Rio de Janeiro pela presença da primeira Colônia Finlandesa no Brasil.

Nesta sexta-feira, 12, o clima instável não assustou os visitantes que lotaram as ruas do bairro que recentemente teve a pavimentação revitalizada. “Viemos de Lavras (MG) pra conhecer esta região que é muito falada. Estamos gostando, a previsão do tempo é de chuva e não atrapalhou, por enquanto. Conheci o Alto Penedo, o Museu e almoçamos a truta, um dos pratos do Festival Gastronômico. Eu gostei e pretendo voltar sim”, conta o escriturário mineiro, Samuel Pacheco, 48, acompanhado da esposa e filhos. O festival citado acontece até o dia 28, promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itatiaia Resende. São 20 restaurantes participando do festival que premia os clientes consumidores com sorteio de experiências pela gastronomia e atrações turísticas de Penedo, como jantares, almoços e passeios de balão, por exemplo.

HOSPEDAGEM

Para o turista que ainda projeta viajar para Penedo, aproveitando o sábado e domingo, há poucas vagas. A solução é consultar frequentemente os sites especializados de hospedagem e contar com desistências de última hora. Em média, os locais que ainda tem vagas detêm de um a dois quartos, e os valores para um casal, por exemplo, partem de R$ 380 – uma diária com café da manhã incluso. “Penedo está pronto para receber o turista neste fim de semana prolongado contando com os seus diversos atrativos. Temos uma taxa de ocupação em torno de 80%”, comenta o subsecretário de Turismo, José de Luca.

O gerente de um empreendimento situado na parte central de Penedo comenta o movimento deste feriado. “É sem dúvida uma data favorável sim, temos praticamente a lotação máxima e ainda tem gente reservado pra chegar neste sábado. O Dia do Professor na segunda-feira, 15, gerou uma dia extra de folga na semana para profissionais da Educação e alunos, o que ajuda também neste bom movimento. Como incentivo concedemos descontos em estadias acima de duas diárias e indicamos restaurantes parceiros para alimentação dos visitantes”, comenta Osvaldo Medeiros.

ATRATIVOS EXTRAS

Além das belezas de Penedo, situada na base da Serra da Mantiqueira, o turista que opta pela estadia na localidade tem como possibilidades de passeio ir para a parte alta da serra como Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, além da Serrinha do Alambari e da Capelinha. Mauá e Penedo estão equidistantes cerca de 30 quilômetros. No trajeto o turista pode contemplar atividades culturais, esportivas como parapente, mountain bike e canoagem; artesanato, culinária e até esoterismo.

error: Conteúdo protegido !