SUL FLUMINENSE/COSTA VERDE
A Associação Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ) e HotéisRIO divulgaram a pesquisa de ocupação para o feriado de Tiradentes. Segundo a associação, a taxa de ocupação hoteleira média nos principais municípios indutores do Estado do Rio de Janeiro para o feriado de Tiradentes (de 21 a 23 de abril) bateu a marca de 81,17%.
Miguel Pereira é o destino mais procurado, com 95,20%. Na sequência, ultrapassando a casa dos 80% de reservas vêm Arraial do Cabo (88%), Itatiaia/Penedo (85%), Macaé (83%), Rio das Ostras (81,30%), Valença/Conservatória (81,20%) e Vassouras (81%). Angra dos Reis (79,40%), Nova Friburgo (78,50%), Paraty (78%), Armação dos Búzios (77,30%), Cabo Frio e Teresópolis (76,50%) e Petrópolis (75,50%) registram média superior a 70% de reservas.
Segundo o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Marc Olichon, a expectativa para esse feriado é muito positiva. “O setor de turismo terá um grande movimento no feriado prolongado, mesmo fora da alta temporada. A taxa de ocupação está em 81% no momento, mas esse número deve aumentar e é possível que chegue em 90% com as reservas de última hora. Equipes da TurisAngra já estão preparadas para atender e orientar os visitantes no Centro de Informações Turísticas na Praia do Anil, no Cais Santa Luzia no centro e na Ilha Grande”, destaca o presidente.
Já o município do Rio de Janeiro registra uma média de 80,96% dos quartos reservados para o período de 21 a 23 de abril. Entre os destaques estão Ipanema/Leblon (90,40%), Barra da Tijuca/Recreio/São Conrado (88,60%) e Leme/Copacabana (87,22%), Flamengo/Botafogo (84,52%) e Centro (37,15%).
O presidente do HotéisRIO e conselheiro da Abih-RJ, Alfredo Lopes, considera médias superiores a 80%, ultrapassando os 90% em alguns casos, um desempenho bastante positivo para a hotelaria no período. “Temos um ano de muitos feriados, muitos deles concentrados agora entre abril e maio, o que naturalmente dilui a demanda mas, ao mesmo tempo, incentiva as viagens. Então, é um resultado considerado bastante positivo. O interior está muito atrativo com destinos investindo em infraestrutura, como é o caso de Miguel Pereira, que não à toa conquistou a liderança na procura”, comenta Lopes.