Feriado lota destinos turísticos em cidades do Sul Fluminense

0

SUL FLUMINENSE

O feriado prolongado deve movimentar a economia regional com o turismo. Com o advento fluminense de contar com três feriados consecutivos no calendário da semana, a folga desta Sexta-feira da Paixão, 19, atrelada ao Dia de Tiradentes (21) e São Jorge (23) garante uma folga de cinco dias na rotina dos trabalhadores. Seja na praia ou na serra, os atrativos turísticos do Sul Fluminense mobiliza milhões de turistas.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), a projeção da taxa de ocupação registrada no dia 17, em Angra dos Reis era de 70%, em Resende 90%, compreendendo a região de Visconde de Mauá e em Itatiaia, o bairro de Penedo detinha 73,73% de ocupação na localidade onde esta situada a primeira Colônia Finlandesa no Brasil. E,ainda no município, as localidades de Maringá e Maromba, nas imediações de Visconde de Mauá, também registravam taxa de ocupação de 90%. Segundo a ABIH-RJ, para o feriado que engloba a Semana Santa e Tiradentes, a pesquisa registrou 79,33% de quartos reservados, em média. E para os que pretende incluir o feriado de São Jorge, a projeção era de 72,29% dos quartos reservados.

Paraty tem praias e diversos destinos para os turistas neste feriado prolongado – Foto: Divulgação

Os números oficiais cresceram ao longo do feriado, atingido praticamente 100% na maioria das localidades citadas. Apesar disso, é possível localizar vagas seja de desistentes ou hotéis ainda com reservas vagas. “A ABIH-RJ recomenda a região que o turista mais se identifica, já que o estado do Rio de Janeiro oferece opções para todos os gostos. Na medida do possível, recomendamos sempre que planejem suas viagens e façam as reservas com antecedência para evitar imprevistos”, informou a entidade ao A VOZ DA CIDADE.

COLÔNIA FINLANDESA

Em Itatiaia, o bairro de Penedo está lotado e com o fim de semana de clima estável, favorece os passeios em família. Os atrativos naturais como o Poço das Esmeraldas e as Três Cachoeiras conta ainda com locais de visitação como o Museu Finlandês Dona Eva e o Clube Finlândia, além da Casa do Papai Noel. A gastronomia é favorecida com restaurantes tendo no cardápio pratos brasileiros e internacionais, sendo a Truta o mais conhecido deles. O acesso é pela Rodovia Presidente Dutra, altura da saída 311 da pista sentido São Paulo.

A Colônia Finlandesa em Penedo é um dos atrativos de Itatiaia – Foto: Divulgação

Na Costa Verde, Angra dos Reis e Paraty concentram inúmeras atrações tendo as praias como principal atrativo.  Em Paraty, o Centro Histórico concentra dezenas de bares e restaurantes, além de estabelecimentos comerciais voltados para o artesanato. São inúmeras as opções de praias e rede de hospedagem, como a Praia Vermelha, Praia Saco do Mamanguá, Praia da Lula. Na vizinha Angra dos Reis a situação não é diferente: natureza exuberante e vasta rede hoteleira e gastronomia consagrada. Há locais para visitação como Pico do Papagaio, Praia do Aventureiro, Ilha Botinas e Lagoa Azul.

A Costa Verde tem em Angra dos Reis um dos principais atrativos- Foto: Divulgação

No Vale do Café, denominação turística da região onde o café foi a principal fonte de renda no Século XIX, estão os municípios de Vassouras, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul e alguns distritos como Ipiabas e Conservatória, que pertencem a Barra do Piraí e Valença. Lá existem casarios antigos, igrejas, estradas e fazendas, que pertenceram aos famosos barões do café e fazem parte da história do Brasil Imperial. Destinos muito procurados em feriados, segundo a ABIH.

O potencial turístico de Vassouras reforça o apelo para a região do Vale do Café – Foto: Divulgação

SERRA DE MAUÁ

No alto da Serra da Mantiqueira o destaque é para a vila e montanhas de Visconde de Mauá, região repleta da Araucária com o fruto pinhão, utilizado na gastronomia local. O clima ameno, a natureza e paz da serra levam milhares de turistas ao local a cada feriado. Para o período da Semana Santa e São Jorge, a Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (Mautur) projeta receber seis mil turistas. “A Semana Santa marca o início da alta temporada em Visconde de Mauá e região. São  95% de taxa de ocupação nesta quinta-feira, 18, sabendo que facilmente atingiremos os 100% até terça-feira, 23. O turista pode vir pela RJ-163 com tranquilidade, a estrada está sinalizada pelo DER. Nossa projeção é que seis mil turistas visitem nossa região neste feriado prolongado”, afirma Paulo Gomes, presidente da Mauatur.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !