Feriado: comércio de Volta Redonda pode abrir nesta sexta-feira

0

VOLTA REDONDA

O comércio de Volta Redonda está preparado para abrir nesta sexta-feira, dia 17, data do aniversário do município, segundo informaram a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio-VR). No Centro, comerciantes da Avenida Amaral Peixoto já se mobilizam para abrir as portas, situação semelhante entre os empresários do Aterrado e no Retiro. A CDL frisa que a abertura do comércio em feriados está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e também em Lei Municipal, respeitando atualmente o decreto de flexibilização de funcionamento do comércio durante a pandemia do coronavírus (Covid-19).

A CDL e o Sicomércio orientam que os comerciantes respeitem a CCT e as normas de flexibilização – Fábio Guimas

Segundo o presidente da CDL-VR, Gilson de Castro, depois de ficar 79 dias de portas fechadas durante a quarentena, o comércio entende ser necessário aproveitar o feriado para recuperar parte das perdas provocadas pelo fechamento dos últimos meses. “Qualquer dia a mais funcionando é um alívio para ajudar a pagar as contas no fim do mês e colocar comida na mesa, principalmente para o pequeno e microempresário. O comércio tem respeitado as medidas preventivas e vai estar aberto para atender com segurança. Temos orientado os lojistas a abrirem”, disse.

Segundo o Sindicato do Comércio de Volta Redonda (Sicomércio-VR) as lojas precisam cumprir a CCT, além de seguir as medidas preventivas, como disponibilizar álcool 70%, o uso obrigatório de máscara para clientes e funcionários e respeitar o distanciamento social. “Muitos lojistas vão abrir para aproveitar que outros segmentos vão estar fechados e as pessoas vão ter mais tempo para realizarem suas compras sem aglomeração. Pela convenção, o horário é de 8h30min às 18h30min, mas fica a critério de cada empresa escolher dentro desse período, o melhor horário de funcionamento”, comentou Jerônimo dos Santos, presidente do Sicomércio-VR.