Feira Mix reúne 80 artesãos na Praça Brasil

0

VOLTA REDONDA

Com o objetivo de gerar renda ao artesão neste final de ano, a Secretaria de Cultura, em parceria com a comissão da Feira de Artesanatos dos bairros, promoveu sábado e domingo, na Praça Brasil, Vila Santa Cecília, a Feira Mix. A feira aconteceu sábado o dia todo e termina hoje às 19 horas.  Participam 80 artesãos da cidade.

Segundo a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, a intenção foi oferecer um espaço central, nobre, bem localizado para que os artesãos possam divulgar e comercializar suas produções.  “A Secretaria de Cultura tem se empenhado muito para fomentar o setor de artesanato, realizando o cadastro municipal dos artesãos, oportunizando os artistas à comercialização dos seus produtos nesta época de festa natalina. A Feira reúne neste espaço da Praça Brasil, moda sustentável, gastronomia artesanal, e produtos feitos à mão com muita qualidade e valor artístico”, enfatizou Aline, frisando que a secretaria trabalha para que a Feira Mix seja realizada uma vez ao mês na Praça Brasil.

Nos dias 21, 22, 23 e até às 12 horas do dia 24 dezembro, será realizada uma Feira de Natal debaixo da Biblioteca Municipal, com apoio do Poder Público aos artesãos.

Artesãos estão sendo cadastrados no Banco VR de Fomento

A Secretaria de Cultura e o Banco VR de Fomento realizam o Cadastro Municipal de Artesãos. O objetivo da ação é ter um diagnóstico preciso de quantos artesãos atuam na cidade. As inscrições seguem até o dia 15 de janeiro e podem ser feitas no Banco VR de Fomento, sempre das 8 às 17 horas. Os artesãos devem levar identidade e CPF, o Banco fica na Rua Antônio Barreiros, 194, Nossa Senhora das Graças.

De acordo com a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, o município aguarda a vinda da equipe do Programa do Artesanato Estadual para emissão da Carteira Nacional do Artesão. “Para isso, precisamos de um banco de dados municipal com informações atualizadas e concretas de cada pessoa que utiliza a arte em seu processo manual de confecção. Queremos também estreitar ainda mais o diálogo e ajudar na elaboração de políticas públicas que possam fortalecer ainda mais esse segmento”, explicou.

O prefeito Samuca Silva (Podemos) avalia o setor. “O segmento do artesanato é muito forte em Volta Redonda e nosso objetivo é organizar e fortalecer ainda mais, fomentando mais espaços, mais recursos e estabelecendo políticas públicas para a economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável”, concluiu o prefeito Samuca Silva.

 

Deixe um Comentário