Feira estadual de ciência, tecnologia e inovação premia alunas de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Três estudantes do Ciep 054 –  Maria José Machado de Carvalho, situado no Vila Maria, em Barra Mansa, faturaram o terceiro lugar na XV Feira de ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti). As jovens vencedoras foram Evelyn Silva Ferreira, Thaylla Victória Soares Leite e Jamilly Alves Pamplona da Silva. No evento, que ocorreu de forma virtual em função da pandemia da Covid-19, elas apresentaram três experiências voltadas para a geração de energia limpa e otimização do uso energético: o dínamo versátil, a placa de energia voltaíca e a bobina de transmissão energética. Todas produzidas a partir de lixo eletrônico, como leds, capacitores e bobinas.

De acordo com a professora de robótica Alyne Lúcia da Silva Casalli, as peças produzidas integram o Projeto Energize que tem o intuito de otimizar o uso da energia, além de facilitar e estimular o acesso à energia limpa.

As experiências tiveram como base a Teoria de Nikola Tesla, engenheiro eletrotécnico e mecânico que viveu no século XIX, mundialmente conhecido por suas contribuições ao projeto do moderno sistema de fornecimento de eletricidade em corrente alternada. Já naquela época, Tesla projetou alguns inventos que se tornaram realidade nos dias atuais, como o wi-fi, celulares, drones e aviões comerciais de alta velocidade.