Feira de doação de animais acontece neste sábado em Resende

0

RESENDE

A terceira edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos acontece neste sábado, dia 06, no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade. O evento promovido pela prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), acontecerá no Calçadão da Avenida Albino de Almeida, entre 10 e 13 horas. A feira levará filhotes para serem adotados por pessoas que estejam dispostas a oferecer um lar e prestar toda a assistência necessária.

Segundo o coordenador do CCZ, Rodrigo Campos Teixeira serão expostos em média 10 animais de pequeno e médio portes, entre 45 dias e cinco meses de idade. “Será montada uma tenda no Calçadão, nas proximidades do relógio, onde vamos colocar para a adoção cães e gatos. Os interessados vão ter a oportunidade de conhecer os filhotes e, após a escolha, poderão levar o animal para suas casas, mediante a assinatura do Termo de Adoção Responsável. O documento serve para que o novo dono do animal assuma o compromisso de castrá-lo. O procedimento de castração será realizado pelo CCZ, no período apropriado. É aconselhável que machos e fêmeas passem pela intervenção cirúrgica a partir do sexto mês, podendo ser castrados até os oito anos de idade”, explicou Teixeira, informando os critérios para a adoção dos animais, lembrando que a feira acontece uma vez por mês. “Os participantes da campanha de adoção devem ser maiores de 18 anos de idade e apresentar documento de identidade e comprovante de residência. O interessado pelo pet não precisa ser morador de Resende. Normalmente, a feira ocorre uma vez por mês no Calçadão ou Parque das Águas. A campanha vem a somar com a adoção que acontece de forma contínua no CCZ, que, atualmente, conta com uma média de 40 animais resgatados nas ruas ou com o histórico de maus-tratos. Existem tantos animais abandonados precisando de um lar e carinho, por isso, incentivamos a ação solidária. Os pets disponíveis para adoção estão em condições saudáveis e já receberam os primeiros cuidados”, enfatizou.

O coordenador ainda reforçou sobre a importância da castração. “A medida ajuda no controle da taxa de natalidade, além de evitar uma série de doenças, tais como: alguns tipos de câncer; piometra nas fêmeas (infecção bacteriana no útero); e gravidez psicológica, entre outras. A castração é uma questão de saúde pública, que engloba vários benefícios”, comentou.

Deixe um Comentário