VOLTA REDONDA
A Feira da Roça, evento tradicional de Volta Redonda, estreia em 2026 com uma nova identidade visual e um formato renovado. A partir de agora, o evento passa a se chamar Feira da Roça – Saberes & Sabores, refletindo a ampliação de seu papel como política pública no município e seu compromisso com a agricultura familiar e o fortalecimento dos saberes tradicionais.
A mudança foi anunciada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) e, de acordo com o secretário Fábio Buchecha, marca o amadurecimento da feira. “O evento foi um grande sucesso em 2025 e agora se firma como um espaço de troca de saberes, promoção de saúde e valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas, com um foco maior na alimentação de verdade e na educação alimentar”, disse Buchecha.
A feira, que ocorre mensalmente no espaço abaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, reúne produtores locais e da região, oferecendo uma ampla gama de produtos orgânicos e sustentáveis, como legumes e verduras frescas, queijos artesanais, pães, bolos e compotas. O evento também é um ponto de encontro para quem busca alternativas saudáveis e de baixo impacto ambiental.
As próximas edições da feira acontecerão nos dias 7 de fevereiro, 14 de março e 11 de abril, e contarão com barracas de artesanato, distribuição de mudas nativas e frutíferas, além de ações voltadas para a promoção de uma cultura alimentar mais consciente e sustentável. “Com a nova identidade visual, a Feira da Roça – Saberes & Sabores representa a evolução de um evento que celebra a ancestralidade, a agricultura familiar e o respeito pelos conhecimentos tradicionais. Ela é um reflexo de um movimento que abraça o cuidado com o território e as pessoas”, destacou Buchecha, ressaltando que a feira se fortalece como uma política pública essencial para o direito à alimentação adequada e a segurança alimentar.
Feira da Roça – Saberes & Sabores traz novidades para 2026 com foco em cultura, saúde e sustentabilidade
Evento em Volta Redonda passa a contar com uma nova identidade e amplia seu papel como política pública de valorização da agricultura familiar e saberes tradicionais.
A feira da Roça traz programação diversificada com alimentos saudáveis e ações voltadas para a sustentabilidade - Geraldo Gonçalves/Secom
