O artesanato possui alto potencial de crescimento e geração de renda. Nesse mês de dezembro, as artesãs da tradicional Feira da Preguiça estão expondo seus trabalhos na Gare Poeta Marco Medeiros, ao lado da Estação das Artes no Centro de Barra Mansa. O próximo encontro será no dia 19 de dezembro, das 8 às 17h. A feira segue com programação especial de fim de ano até o dia 23 de dezembro, no mesmo local.
O fomento do empreendedorismo e de novos arranjos produtivos gera uma maior movimentação no comércio em Barra Mansa. A ideia é expandir a venda das artesãs e oferecer aos visitantes uma opção econômica para presentear neste Natal.
A vice-presidente da comissão da Feira da Preguiça, Ana Lúcia, espera que a renda nesse período seja maior do que no ano passado. “Mesmo com a crise, as pessoas têm buscado muitas opções de artesanato para decoração e presentes natalinos. Esperamos que esse Natal seja melhor”, concluiu.
A gerente do setor de Economia Criativa da Fundação Cultura Barra Mansa, Cris Ribeiro, conta que as artesãs expõem seus produtos desde o ano de 2003. “A Feira da Preguiça está no Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Para a maioria das participantes, o artesanato situa-se entre a profissão e a complementação de renda. Em sua essência, modificando e reaproveitando materiais, se apresenta com qualidade elogiada por pessoas cativadas por seus produtos”, afirmou.