Feira da ABL traz livros em preços acessíveis

0

A Associação Brasileira do Livro (ABL) escolheu o mês das crianças e de aniversário da cidade para trazer pela primeira vez a Feira do Livro. Composta por duas barracas, contendo mais de 20 mil volumes de todos os gêneros, entre novos e usados, os livros estão à venda com preços entre R$ 3 e R$ 50. A feira, que está montada na Praça da Liberdade, no Centro, já percorreu outras cidades do Sul Fluminense, como Angra dos Reis, Volta Redonda e Resende.

Marcio Branquinhos participa das feiras da ABL há 27 anos.  “Acho importante levar cultura para a população por um preço acessível”, diz o vendedor que expõe majoritariamente livros infantis e fez uma grande venda para uma escola da cidade. Vilma Nascimento é funcionária da instituição de ensino e afirma que graças a feira foi possível presentear os alunos na semana passada em comemoração ao Dia das Crianças. A escola levou cerca de 130 livros e obteve quase 50% de desconto. “As crianças adoraram as cores e o design do livro, mas o mais importante é um presente que estimula a leitura desde cedo”, pontuou a disciplinária.

Na outra barraca de livros, Bruno Cavalcanti observa que algumas pessoas passam pelo local tão envolvidas com smartphones que não percebem a exposição de livros. Ele conta que já presenciou um casal discutindo sobre parar ou não na feira, comprar com ele ou na internet, mas afirmou otimista que o barra-mansense tem procurado bastante livros sobre história do Brasil. “É um prazer proporcionar o conhecimento de diferentes assuntos e estimular as pessoas saírem um pouco do celular e do mundo virtual, principalmente os mais jovens”, contou o livreiro que viaja o  estado do Rio de Janeiro há quatro anos.

Isabele de Souza tem 12 anos e concorda com Bruno. “Celular é uma ótima ferramenta, mas eu prefiro sentir o cheiro do livro. Encontrei um aqui que estou lendo em um aplicativo de livros”, contou a estudante. A mãe da menina relata orgulhosa como o estímulo à leitura desde a infância já dá resultados. “Eu e o pai dela sempre a incentivamos a ler, hoje pensei que ela fosse escolher livros infantis, mas ela foi para outra sessão, ela já lê livros com mais de 300 páginas e sem figuras”, afirmou.

Cláudia Teodoro também é mãe e se preocupa em estimular o hábito da leitura nos filhos. Passeando com o filho Rafael Teodoro de 13 anos, defende a importância de mais iniciativas como essa. “Ótima oportunidade para cultura ser acessível, pela localização, pelo preço. A vida é corrida e você não para e entra numa livraria com tanta frequência. Gostei muito da feira na praça”, relatou.

FIQUE POR DENTRO

Através da pagina da ABL no Facebook é possível acompanhar os locais das Feiras do Livro ao longo do mês. A Associação Brasileira do Livro começou por meio de iniciativas de exposição de livro em 1955 e foi oficializada em 1957 na cidade do Rio de Janeiro, hoje abrange todo o estado. É possível levar a Feira do Livro – ABRALIVRO para o seu município, bairro, faculdade, universidade, colégio ou clube, basta preencher um formulário com suas informações no site da Associação.

Deixe um Comentário