SUL FLUMINENSE
Por conta do isolamento social e das possíveis dificuldades dos empresários estabelecidos no interior do estado em utilizar o sistema digital disponibilizado para registros de empresas, a Fecomércio RJ, através da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), regulamentou, por meio de portaria, o recebimento do protocolo híbrido de processos nos postos de atendimento implantados nos sindicatos filiados à Federação.
A Portaria Jucerja nº 1808/2020 foi publicada no Diário Oficial no final de dezembro e estabelece os procedimentos para o recebimento e arquivamento dos atos de registro de empresas no âmbito dos Protocolos Jucerja conveniados à Fecomércio RJ. O objetivo é criar um canal de atendimento aos empresários e contadores que estão localizados nos municípios do interior do estado, prestando um serviço de qualidade com um atendimento estruturado para evitar dúvidas de registro empresarial e auxiliar na elaboração de documentos, cumprimento de exigências, orientações de procedimentos e intermediar a interlocução entre a Junta Comercial e seus clientes.
Atualmente, o convênio firmado entre Jucerja e Fecomércio RJ permite o recebimento de processos híbridos nos postos instalados nos Sindicatos de Nova Friburgo, Cabo Frio, Valença, Volta Redonda, Miguel Pereira, Barra do Piraí e Três Rios, atendendo ao empresariado e a classe contábil nos procedimentos de registro empresarial. A meta da Fecomércio RJ e da Junta Comercial para 2021 é expandir esses protocolos por mais municípios e assim levar esse serviço de qualidade a um maior número de empresários e contadores.