Fazenda da Posse é reinaugurada

0

Barra mansa

Marco histórico do município de Barra Mansa, a sede da Fazenda da Posse teve sua construção concluída em 1768. O patrimônio que completará 250 anos no próximo ano, não passava por uma reforma geral desde sua reconstrução em 1999. Em parceria com o Sistema Firjan, por meio do SESI BM e com a colaboração da Fundação Cultura Barra Mansa, a Fazenda da Posse passou por uma reforma durante um período de três meses. O patrimônio, que será sede do CEDOC – Centro de Documentação e Memória de Barra Mansa, foi entregue ontem pelo prefeito Rodrigo Drable.

O Prefeito Rodrigo Drable, conta que essa reforma é de extrema importância para a preservação da memória barramansense. “O marco inicial da nossa cidade merecia um cuidado como esse. A parceria com o SESI é fundamental para a manutenção da estrutura e dos equipamentos do prédio. Com a recuperação da Fazenda da Posse, a memória da cidade está preservada de forma ampla, principalmente as obras raras, após a instalação do Centro de Documentação e Memória vinculado ao setor de Patrimônio da Fundação Cultura Barra Mansa”, afirmou o prefeito.

O coordenador do setor de Patrimônio da FCBM (Fundação Cultura Barra Mansa), Nikson Salem, explica que a reforma da Fazenda da Posse se fez necessária devido ao desgaste. “Portas, janelas e telhados foram recuperados, nova pintura foi feita em toda sua estrutura. É essencial preservar nossos patrimônios. Eles representam a história do município, mas também a nossa própria história. Quando se fala em Fazenda da Posse, por exemplo, a atenção deve ser ainda maior, pois é a primeira edificação do município, foi ali que tudo começou”, afirmou o coordenador.

O superintendente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, destaca a importância da preservação e restauração da Fazenda da Posse. “A reconstrução do patrimônio cultural da cidade tem que ser empreendido um esforço tremendo. Em uma situação com pouco ou quase nenhum recurso financeiro para execução de uma obra, é necessário a busca de parceiros de várias fontes. Para a Fazenda da Posse, a fundamental parceria com o SESI, possibilitou uma dinâmica muito célere e objetiva para concluir uma obra em um local que não se via uma manutenção em sua estrutura há exatos 17 anos.” concluiu o superintendente.

A casa sede tem características arquitetônicas que remetem às construções de engenho de açúcar do século XVIII. Joia o estilo colonial brasileiro (com influência do barroco europeu), esse prédio de linhas singelas, mas profundamente expressivas, caracteriza-se por apresentar elementos originais. Telhas tipo “coxeira”, pau a pique nas alvenarias tanto externas como internas do primeiro piso com a estrutura aparente, além de janelas “fora do prumo” do andar superior, fazem parte das características do patrimônio.

Além da reforma de portas e janelas e nova pintura externa e interna, foi realizada manutenção da parte elétrica e reforma e pintura do telhado. Serão diversas salas dedicadas a espaços como galerias de arte, exposições, auditório para apresentações e palestras, além de um acervo com mais de vinte mil documentos especializados em arte e história da cidade.

A solenidade de entrega da Fazenda da Posse faz parte do pacote de obras e inaugurações que serão realizadas na semana do aniversário da cidade de Barra Mansa.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !