Fazenda da Posse é reinaugurada com festival que segue até amanhã

0

Há 18 anos sem passar por uma reforma, a Fazenda da Posse foi reinaugurada na noite de sábado, quando foi aberto também o Festival Fazenda da Posse, de cultura e gastronomia, que segue até esta terça-feira. A sede da fazenda teve sua construção concluída em 1768 e completa em 2018, 250 anos. A reforma foi feita pelo Sistema Firjan e aconteceu durante três meses. Participaram da abertura o prefeito Rodrigo Drable (PMDB), a vice-prefeita Fátima Lima, o superintendente de Fundação Cultura, Marcelo Bravo, vereadores e a analista de cultura da Gerência de Cultura e Arte da Firjan, Julia Costa. A solenidade fez parte das comemorações dos 185 anos do município, lembrados amanhã.
Agora a Fazenda da Posse será sede do Centro de Documentação e Memória de Barra Mansa (Cedoc). “Agora vamos dar a devida atenção aos documentos históricos da nossa cidade, alguns têm mais de 300 anos. Temos um acervo de documentos de diversas origens desde jurídicos, atas, livros. Alguns desses só nós temos e algumas bibliotecas de Portugal”, disse Marcelo Bravo, lembrando que o prefeito assinou na última semana o programa de ocupação artística de Barra Mansa que determina normas e diretrizes para as unidades culturais.
O prefeito Rodrigo Drable falou da melhor utilização dos espaços públicos. “De que adianta termos o patrimônio, investir recurso e o povo não frequentar. Aqui é um exemplo disso. O patrimônio ficava ilhado, as pessoas não sabiam como chegava e, por outro lado, é um espaço lindo e extremamente adequado para as famílias se reunirem. Apesar de ter sido inaugurado há quase 20 anos, esse espaço nunca foi utilizado dessa maneira”, destacou, falando ainda da parceria com a Firjan, que reformou o local.
Estiveram presentes no evento os vereadores Thiago Valério (PPS), Wellington Pires (PP), Marcell Castro (PTB), Marquinhos Pitombeira (PSDB) e Elias Barbosa Romeiro (PHS).
FESTIVAL FAZENDA DA POSSE

No festival, a população encontra diversas opções culturais e gastronômicas – Cris Oliveira

Desde sábado e segue até terça-feira o Festival Fazenda da Posse, onde a pessoa pode encontrar várias tipos de comida, artesanato e apresentações musicais. Os portões abrem as 17 horas.
No sábado a música foi com Os Velhos e Duo in Blues. Ontem, Camará Groove e Julinho Marassi e Gutemberg. Hoje Orquestra de Jazz de Barra Mansa e Figurótico. Amanhã será a vez de Novos Rumos e Naty Rio.
NOVO ACESSO
Além disso, a Fazenda da Posse ganhou novo acesso. O local é uma sequência da Avenida Argemiro de Paula Coutinho, melhorando a fluidez do trânsito e segurança nos arredores. A nova rua tem cerca de 120 metros de extensão e virou o acesso principal da Fazenda da Posse. A via tem mão dupla e oito metros de largura.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !