>
728x90 vacina (1)

Fátima Lima participa de Seminário da Consciência Negra da Secretaria de Educação

Por Roze Martins
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

Dando continuidade às ações relacionadas à Semana da Consciência Negra, a Prefeitura de Barra Mansa realizou o Seminário de Relações Étnicos-Raciais na Educação. A iniciativa aconteceu durante esta quinta-feira, 23, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Contendo uma extensa programação, o evento teve como principal objetivo capacitar os profissionais da Secretaria de Educação para que assuntos sobre igualdade racial sejam reforçados nas salas de aula. O intuito do projeto é que os estudantes desenvolvam, desde os anos iniciais, a empatia e o respeito ao próximo.

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, fez a abertura da capacitação e reforçou a importância que o município dá à essa temática.

“Todo ano nós promovemos várias ações, mas a mais importante é a de capacitar professores, porque eu acredito que nós só alcançaremos transformação através da educação. Como professora, eu não posso pensar de outra forma. Quero destacar que a rede de ensino de Barra Mansa conta com muitas pessoas capacitadas nas mais diversas temáticas. Eu venho percebendo que, a cada ano, estamos crescendo mais, avançando mais e é esse o sentido para construir uma sociedade menos preconceituosa”, frisou a vice-prefeita.


Uma das palestrantes foi a professora da Escola Socioambiental Gelson Silvino, Daniele Araújo. Durante sua fala, ela ressaltou que para se ter uma mudança social é preciso que haja uma transformação na sociedade.

“Dentro dos valores civilizatórios afro-brasileiros, eu quis trazer referências para as escolas, para que a gente possa praticar uma educação antirracista. Falar ser antirracista está na moda, mas a prática antirracista precisa acontecer e ela não ocorre em apenas um dia. 20 de novembro é uma data, mas as ações precisam ser diárias”, disse.

Daniele irá participar de um congresso no Rio de Janeiro e aproveitou a ocasião para falar sobre o evento. “Minha fala será sobre as representações do homem negro no livro de história e como isso é apagado. Eu escolhi esse tema justamente pelo fato de que os maiores índices de reprovação e evasão escolar são de meninos negros. Então, a proposta é para que os professores mudem algumas práticas. O livro é um item muito importante, mas precisamos ir muito além dele”, completou a professora.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria da Municipal de Educação, juntamente com a Gerência da Promoção de Igualdade Racial (Gepir) e o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comupir). A ação também teve o apoio da UBM e do Jongo Cafezal.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos