PORTO REAL
Apenas neste ano, a Secretaria de Saúde, através da Farmácia Municipal, realizou 39.132 atendimentos. Entre os itens mais fornecidos estão medicamentos referentes aos seguintes programas de saúde: Atenção Básica; Asma/Rinite; Hipertensão e Diabetes; Tuberculose; Hanseníase; Saúde da Mulher e Tabagismo. Na farmácia, os usuários ainda possuem acesso a outros itens como fraldas geriátricas e infantis e medicamentos de alto custo. Há ainda no local distribuição gratuita de métodos contraceptivos, dentre eles preservativos masculinos e femininos e medicamentos para úlcera gástrica e diversos problemas gastrointestinais; doenças psiquiátricas; infecções; enxaquecas; inflamações; entre outras enfermidades. Tudo que está disponível na farmácia é dado gratuitamente aos usuários.
“A Farmácia Municipal disponibiliza a população de Porto Real um total de 219 medicamentos diferentes. Buscamos estar sempre adequados a todos os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ofertando medicamentos de qualidade aos usuários da Rede Municipal de Saúde”, enfatizou o prefeito Ailton Marques.
Para ter acesso aos itens oferecidos, é preciso que os usuários sejam cadastrados no sistema de informática do município, tenham receita médica atualizada do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esses critérios são importantes para o melhor desempenho das atividades realizadas pela Secretaria de Saúde e ainda para que os usuários do SUS tenham um serviço mais qualificado no que se refere à Farmácia Municipal”, informou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.
CADASTRO
Para estar cadastrado é preciso que o paciente compareça a Unidade de Saúde da Família referente ao bairro onde mora e apresente a documentação exigida. “É indispensável apresentação de identidade com foto; CPF; cartão SUS (com endereço atualizado); comprovante de residência em próprio nome ou contrato de locação ou declaração de moradia do locatário com firma reconhecida em cartório. Depois disso, o usuário receberá o agente comunitário de saúde, que irá fazer três visitas domiciliares para a confirmação das informações apresentadas”, esclareceu a diretora de Atenção Básica, Irma Provazi.
ALTO CUSTO E FRALDAS
Dentre os quase 40 mil atendimentos estão os pacientes cadastrados no Programa de Alto Custo, os quais recebem mensalmente a quantidade necessária de acordo com o tratamento. “Através da apresentação de um laudo médico enviado junto à solicitação de cadastro, os medicamentos de alto custo são ofertados pela Secretaria de Estado de Saúde. O acesso a eles depende de exigências específicas, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID). Há uma fila de espera por esses itens, que depende da demanda do estado”, relatou a coordenadora da Farmácia Municipal, Keila Egalon, que explicou o procedimento para adquirir as fraldas geriátricas infantis e adultas. Segundo ela, é necessária a apresentação de um laudo médico apontando a necessidade. Após é aberto um processo junto ao Protocolo Municipal e o caso é avaliado junto à Assistência Social da Secretaria Municipal de Saúde. Estando tudo certo, o paciente fica autorizado a receber, gratuitamente, dois pacotes de fraldas por mês.