BARRA MANSA
Por meio do Programa de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, familiares dos pacientes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), participaram do ‘Projeto Economia Solidária Oficina de Sabonete’, através do qual aprenderam a manusear e a produzir o artesanato. A iniciativa teve como objetivo proporcionar um momento terapêutico aos familiares das pessoas assistidas pela unidade, além de desenvolver o aprendizado que pode complementar a renda e agregar na vida financeira das famílias.
A psicóloga Caps AD, Andréia Gonçalves, e a redutora de danos, Wanderleya Maria Da Silva, detalharam mais sobre a ação. “Esta oficina é uma oportunidade de os familiares investirem em prazeres, possibilidades da vida e não viverem só os problemas causados pelo uso abusivo de drogas entre seus familiares. Futuramente queremos trazer os pacientes do Caps AD para que participem junto aos seus familiares”, contaram.
A mãe de um dos atendidos pelo Caps AD de Barra Mansa, moradora do bairro Vila Coringa, enalteceu a iniciativa. “Esse trabalho está sendo muito bom pra gente. Vou colocar em prática o que estou aprendendo. Eles são muito atenciosos conosco e nos ajudam a seguir na nossa caminhada”, frisou.
A coordenadora do Caps AD, Denise da Cunha, falou da importância das ações desenvolvidas na unidade e reforçou que mais oficinas estão programadas.
“Nosso serviço se concentra em receber e prestar o cuidado com os pacientes que necessitam passar por atendimentos na atenção psicossocial. Fazemos acompanhamentos individuais e coletivos e também realizamos atendimentos com a população em situação de rua, buscando atendimento com escuta e acolhimento com qualidade e individualizado, para o Caps AD, sempre focado na atenção integral à saúde dos munícipes de Barra Mansa. Importante destacar que essas iniciativas são do SUS, portanto, um direito de todos”, comunicou.
O Caps AD está situado na Rua Professor Pedro Vaz, n. 57 no Centro, próximo ao Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, e funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Os telefones da unidade são: (24) 3512-0758 e (24)3512-0784.