Família se prepara para as comemorações de 100 anos da matriarca em Pouso Seco

Adélia Joaquina da Silva, mãe de 18 filhos, 14 vivos e 4 falecidos, 47 netos, 72 bisnetos e 23 tataranetos, tem como segredo para a longevidade não um único fator

Por Tânia Cruz
família se prepara para as comemorações de 100 anos da matriarca em pouso seco divulgaçao

BANANAL (SP)
A família da aposentada Adélia Joaquina da Silva, que irá completar 100 anos de vida no próximo sábado, dia 15, está preparando uma grande festa para celebrar a data. Um dos netos de Adélia, o professor e empresário, Evandro Fontes Naves, de 40 anos, faz questão de falar em nome de todos os familiares sobre a felicidade de comemorar a vida de quem tanto amor distribuiu não só entre a família, mas ao próximo.
Evandro contou que Adélia Joaquina, que semeou amor e atenção em um século de vida, agora traduz tudo em afeto incondicional de filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Destacou que a longevidade da avó pode ser influenciada por vários fatores, como a convivência com os familiares, um dos mais significativos e, principalmente, o amor ao próximo, a fé e servir a Deus, ajudar as pessoas e estar sempre de bem com a vida. “Parabéns, Vovó, pelos seus 100 anos, e que possamos celebrar muitos momentos felizes ao seu lado”, disse Evandro.
Ainda segundo o professor, depois de anos servindo a todos e sempre ativa, a aposentada, que reside no pequeno bairro Pouso Seco, em Bananal (SP), na divisa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, atualmente vive cercada de carinho e cuidados dos filhos, que se dividem em plantões diurnos e noturnos, fazendo revezamento de escala. “Depois de tantos anos servindo, agora ela, que é cadeirante, pelas limitações da idade não faz nenhuma atividade, mas recebe muito carinho”, contou Evandro.
VIDA TODA VOLTADA PARA SERVIR
Ainda segundo o professor, a aposentada teve uma vida toda voltada para servir ao próximo com benzenção, medicamentos naturais e realizando partos. Disse que a vida dela sempre foi servir, já que sua a casa era de Pouso, para conhecidos e desconhecidos, sem distinção e sempre com uma mesa farta para quem chegasse. “Hoje, mesmo debilitada, a minha vó não perde uma missa pela Rede Vida e Canção Nova”, relatou.
Adélia Joaquina da Silva,de origem portuguesa, desde de menina, conheceu de perto o valor do trabalho. Segundo os familiares, ela trabalhou na roça,no campo,na escola e se aposentou como lavadeira, época em que a lavação de roupa era feita na mão. Ela também foi parteira e reconhecida até por um médico na época, por sua atuação como parteira. “Todos que viveram na época contam que ela tinha muita habilidade e era ungida por um dom muito especial”, contou Evandro, lembrado que por essas e outras não poderia deixar o aniversário de 100 anos da avó passar em branco. Lembrou também que ela foi contemplada com o Título de Cidadã Bananalense pelos muitos serviços prestados à cidade.
Quem também fez questão de parabenizar a aniversariante pelos 100 anos de vida, foi a psicóloga Fabiane Fontes. Disse que é uma satisfação celebrar os 100 anos da avó, uma mulher que é pura alegria, força e amor. “Ela é o elo que une nossa família, o coração que nos mantém próximos e o sorriso que nos ensina a viver com leveza”, declarou Fabiane, concluindo que, olhar para ela é acreditar na beleza da vida e na expectativa de uma longevidade cheia de propósito e alegria, como a dela.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos