>
bnr am aniv barra mansa 970x150

Família Baião se prepara para organizar a 64ª procissão de Nossa Senhora no Rio Paraíba

Celebrações terão início ao meio-dia e seguem até às 20 horas

Por Roze Martins
a.cf.52.geral.família baião se prepara para organizar a 64ª da procissão de nossa senhora no rio paraíba divulgação

BARRA MANSA

Uma tradição em Barra Mansa que já chega à sua 64ª edição, a procissão terrestre e fluvial no Rio Paraíba em homenagem a Nossa Senhora Aparecida está sendo organizada pela família Baião e deve reunir cerca de cinco mil fiéis neste sábado, dia 12, em comemoração ao Dia da Padroeira do Brasil. O evento, que conta com o apoio da Associação de Canoeiros de Barra Mansa e da Fundação Cultura, terá início ao meio-dia com a celebração de um terço na Rua Pinto Ribeiro, onde se localiza a capela com a imagem da santa, próximo à Santa Casa.

De acordo com Rogério Baião, comerciante e membro da terceira geração da família responsável pela procissão, organizar mais uma edição do evento, que sempre encanta os devotos da padroeira, é uma experiência gratificante. Além de Rogério e seus quatro irmãos, o evento agora também conta com a participação de uma quarta geração da família, composta por seus filhos e sobrinhos. “Para nós, é um grande orgulho levar essa tradição adiante, que teve início com meu avô. Todos os anos trazem uma emoção diferente, especialmente por saber que muitos devotos de Barra Mansa e cidades vizinhas fazem questão de acompanhar a procissão. Costumo dizer que são 365 dias de fé, e quando chega o dia 12 de outubro, renovamos essa fé por mais 365 dias. Se depender da minha família, com certeza, esta procissão nunca acabará. É uma tradição familiar, mas, acima de tudo, uma devoção muito grande a Deus e a Nossa Senhora Aparecida”, enfatizou Baião.

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, destacou que a iniciativa é uma das maiores procissões em homenagem a Nossa Senhora Aparecida realizadas no interior do estado. “O evento é esperado com grande expectativa pela população, que percorre diversas ruas em uma demonstração de fé e confiança na padroeira do país”, comentou Bravo.

Programação extensa no sábado

Conforme detalhou Rogério Baião, neste ano, além do terço que será realizado ao meio-dia, houve uma mudança na programação. O grupo de louvor que vai recepcionar a chegada da santa, ao sair do Rio Paraíba, não ficará mais no Corredor Cultural, mas em um palco montado na rua atrás da Câmara Municipal. Após o terço, às 14 horas, a imagem de Nossa Senhora sairá em carreata da residência da família Baião, com destino ao bairro Vila Maria, com previsão de chegada às 16h30min. O Ministério de Louvor começará suas apresentações às 17h30min, na Rua Presidente Getúlio Vargas. Às 17h30min, a imagem chega à comunidade Sagrada Família, no bairro Roberto Silveira. Às 18h30min, terá início a procissão fluvial no Rio Paraíba. Às 19h30min, a imagem sairá em procissão terrestre pelas ruas do Centro até a Matriz de São Sebastião.Por fim, às 20h30min, ocorrerá o ato final de devoção a Nossa Senhora Aparecida, atrás da Câmara Municipal.

Mais de seis décadas de tradição

O avô de Rogério, Joaquim Baião, começou a procissão fluvial em homenagem a Nossa Senhora Aparecida em 1960, com a ajuda de apenas cinco pescadores amigos dele. Segundo Rogério, ele e os irmãos acompanham desde pequenos a dedicação do pai para realizar esse evento. “Ele sempre nos pediu para que não deixássemos acabar e, por isso, nos dedicamos organizando tudo e sempre preocupados com a segurança dos fiéis, principalmente no trajeto dentro do Rio Paraíba do Sul”, recordou.

 

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos