Para algumas pessoas o ano começou no dia 1° de janeiro numa continuação do ritmo acelerado das festas de final de ano, mas para outras somente agora após o Carnaval. Independentemente de ser da turma que segue sem pausa ou se tirar umas férias no início do ano, março chega com tudo e, claro, precisamos estar preparados.
Eu prezo muito pelo planejamento pois ele antecipa riscos, gastos e ações, mas hoje vamos conversar um pouquinho sobre a parte comportamental? O Programa 5S. Será só um pouquinho mesmo pois tenho tanto pra falar deste método que prometo voltar ao tema. O Programa 5S surgiu no Japão logo após a segunda Guerra Mundial e o nome tem origem de 5 palavras japonesas iniciadas com a letra ‘S’ que na tradução do Brasil adotou-se o termo ‘Senso de…’ para manter o nome do 5S e ficou assim
*Seiri = Senso de Seleção/Utilização
*Seiton = Senso de Ordenação
*Seiso = Senso de Limpeza
*Seiketsu = Senso de Saúde/Higiene
*Shitsuke = Senso de Autodisciplina
Algumas pessoas relacionam o 5S a um conceito de arrumação conhecido como ‘housekeeping’ devido aos 3 ‘S’s iniciais no entanto o 5S é uma metodologia com foco comportamental, priorizando a disciplina e formação de uma cultura de organização, daí sua importância para obter melhores resultados em todos os aspectos como qualidade, bem estar e produtividade, para se ter uma ideia é considerado a base para implantação da Qualidade Total e pode ser aplicado até em nossa vida pessoal, muito interessante, né? É genial e pode ser adotado por pequenas e grandes empresas.
Então, você vem comigo?
Bora empreender!
Janne Paulina