RESENDE
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) inaugura nesta sexta-feira, dia 13, um novo Laboratório de Iniciação Científica Intramuros na Escola Municipal Getúlio Vargas, localizada no Conjunto Habitacional Cidade Alegria. O projeto tem como objetivo promover a educação voltada à pesquisa científica desde o primeiro ciclo, atendendo alunos de oito a 12 anos. A cerimônia contou com a presença do prefeito Tande Vieira, do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Anderson Moraes, e do presidente da Faetec, Alexandre Valle.
O laboratório, com capacidade para atender até 35 crianças por vez, está equipado para explorar disciplinas como química, física e biologia, incentivando a descoberta de novos pesquisadores no futuro.

Este será o segundo Intramuros a ser inaugurado em Resende – Felipe Corrêa
Alexandre Valle destacou a importância do projeto na mudança do panorama da educação científica, especialmente entre as meninas, em comemoração ao Dia Nacional das Mulheres e Meninas na Ciência. “Estamos trabalhando para mudar o panorama e incentivar o gosto pela pesquisa científica em nossos jovens, principalmente nas meninas. Aproveitando que esta semana estamos celebrando o Dia Nacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a proposta é incentivar cada vez mais este segmento, seguindo a linha do Secretário Anderson Moraes de aproximar o estudante da rede de Ensino Superior”, disse o presidente da Faetec.
Este é o segundo Laboratório de Iniciação Científica Intramuros inaugurado em Resende, com previsão de instalação de duas unidades em cada município do Estado. Os professores receberão treinamento específico para maximizar o uso dos recursos disponíveis, impactando positivamente a vida de toda a população. Até o momento, 33 unidades do projeto estão em funcionamento.