VOLTA REDONDA
A ExpoVR 2025, maior feira de negócios e acessibilidade do Sul Fluminense, abre espaço este ano para uma pauta inédita: a inovação no cuidado e diagnóstico de doenças raras. Com programação gratuita e estrutura acessível, o evento será realizado entre os dias 1º e 3 de agosto, na Ilha São João, em Volta Redonda, e espera atrair cerca de 60 mil visitantes, com expectativa de movimentar R$ 5 milhões em negócios.
Um dos destaques será a palestra “IA e doenças raras: os avanços no Brasil e no mundo”, com o especialista Luis Filipe Saba, CEO da Medhy. Saba é o criador de um software de inteligência artificial premiado, voltado à aceleração do diagnóstico precoce de doenças raras. “A inteligência artificial tem um papel fundamental para acelerar o diagnóstico de doenças raras, mas ela não substitui o olhar humano. Por isso, investir na capacitação dos profissionais da saúde é essencial. Precisamos garantir que tecnologia e conhecimento caminhem juntos”, afirma o deputado estadual Munir Neto, coordenador da Frente Parlamentar de Doenças Raras da Alerj e autor da Lei do Estatuto dos Raros.
As palestras ocorrerão no sábado, 2, das 14 às 17h30min, no Auditório Principal da feira, reunindo profissionais da medicina e da pesquisa científica. Além de Saba, participam a endocrinologista e pesquisadora da UERJ, Ana Beatriz Winter Tavares, com a palestra “Olhares Raros: quando o invisível precisa ser visto”, e a neuropediatra Clarice Fortes, do IPPMG/UFRJ, que vai abordar os sinais e sintomas pouco conhecidos no desenvolvimento infantil. A abertura será conduzida pelo deputado Munir Neto e por Renata Pançardes, CEO do Diário Eventos e mãe de uma jovem com doença rara. “Ser mãe de uma filha rara é acordar todos os dias para lutar contra a indiferença e a invisibilidade. Hoje não lutamos sozinhos”, destacou Renata.
Pela primeira vez, a ExpoVR dedicará um espaço exclusivo ao tema das doenças raras, com ações interativas, distribuição de materiais informativos, atendimento especializado e orientações sobre direitos e benefícios sociais e de saúde. Haverá ainda atividades lúdicas, como pintura com as mãos nas cores que representam a causa.
A programação cultural segue como uma das atrações da feira, com shows de Mumuzinho na abertura (1º/8), Cátia Valois e Zeca Baleiro (2/8), e encerramento com a cantora Iza, no dia 3.