Exposição ‘Heróis do Rio de Janeiro’ retrata a realidade de policiais

0

VOLTA REDONDA 

Realizada por policiais militares que foram gravemente feridos durante o exercício da profissão, a exposição ‘Heróis do Rio de Janeiro’ pode ser vista até hoje no 2º Piso do Sider Shopping, localizado no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Produzido com a finalidade de alertar a sociedade sobre a dura realidade enfrentada pelos policiais no dia a dia, a mostra do filme conhecida como ‘Foi por nós’, é uma série fotográfica que retrata e relata a realidade dos agentes vitimados em confronto no dia a dia para defender a sociedade.

A exposição está aberta ao público, com entrada franca e classificação livre. “O objetivo da exposição é honrar os policiais militares do Rio de Janeiro e de todo o país, revelando histórias reais dos vitimados em ações, e também aproximar a instituição da comunidade, oferecendo informações que podem gerar saudáveis reflexões e debates”, explicou a gerente de marketing do Sider Shopping, Camile Teixeira.

MAIS DE 20 MIL POLICIAIS VITIMADOS

De 1994 até os dias atuais, a Polícia Militar do Rio de Janeiro teve mais de 20 mil policiais vitimados pelas mais diferentes maneiras. Alguns mortos por causas não naturais, outros feridos e afastados por problemas psiquiátricos ou psicológicos. Além disso, outros tiveram mortes naturais associadas ao estresse permanente de ser policial 24 horas, seja em serviço ou durante sua folga. Desde então, tem sido mais arriscado servir na Polícia Militar do Estado do Rio de janeiro (PMERJ) do que atuar em qualquer guerra travada pelas forças armadas dos Estados Unidos desde o século XX, levando em conta as I e II Guerras Mundiais.

Estima-se que, atualmente mais de 10 mil filhos de policiais mortos e feridos nos últimos 25 anos, dos quais a metade ainda é menor de idade.

LEVANTAMENTO

Segundo dados, a taxa de feridos em confrontos no Rio de Janeiro foi 806,57% superior à da Guerra do Golfo Pérsico (Kuwait); 3,9% maior à quantidade de mortos das tropas que serviram na guerra da Coreia; 3,85% durante a Guerra do Vietnã. O documentário ‘Heróis do Rio de Janeiro’, que agora também é exposição, revela histórias reais dos policiais militares. São histórias que a população desconhece, e o documentário e a mostra têm como objetivos mostrar os policiais com respeito, honra e dignidade, assim como lançar luz sobre a violência vivida por eles a fim de que seja possível encontrar uma solução para amenizar tantas perdas.

Além da exposição fotográfica, o shopping também recebeu uma nova viatura policial, que ficou exposta no primeiro piso, no último dia 18, data em que a exposição foi aberta para visitação pública. Crianças, jovens e adultos passaram pelo local e puderam conhecer de perto uma viatura da Polícia Militar.

 

Deixe um Comentário