RESENDE
O historiador e fundador do Arquivo Histórico Municipal, Claudionor rosa, informou nesta quarta-feira a exposição “Gaiolas de Portas Abertas”, que reúne 20 gaiolas que foram enfeitadas por vários convidados com materiais recicláveis, remetendo ao tema de Natal, já está no Asilo Nicolino Gulhot, no Parque Ipiranga. A mostra, cujas gaiolas decoradas serão comercializadas e toda a renda será revertida para a instituição, ficaram expostas no corredor cultural da Fundação da Casa de Cultura Macedo Miranda, no Paço Municipal do Centro Histórico da cidade, até a última terça-feira. Quem quiser visitar a exposição e adquirir uma gaiola enfeitada pode procurar o Asilo Nicolino Gulhot, que fina a Rua Augusto de Carvalho, n.º 1.080 ou pedir informações pelo telefone (24)3354-6264.
Segundo Claudionor, a tradicional exposição foi criado há cinco anos une os festejos natalinos com a solidariedade ao próximo, pois todas as gaiolas decoradas com motivos de natal por caridosas pessoas da cidade que doaram materiais e tempo vão colaborar com uma instituição de caridade da cidade. Este ano o Asilo Nicolino Gulhot será contemplado com a renda arrecadada com a venda das gaiolas decorativas. “A ideia da exposição surgiu quando resolvi presentear o neto com um presépio. Como eu tinha uma gaiola abandonada no quintal de casa, resolvi decorá-la com motivos natalinos, incluindo o presépio”, revela o diretor do Arquivo Histórico que desde a data organiza anualmente a exposição com o objetivo de arrecadar fundos para instituições do município. “É uma maneira simbólica de manter o espírito do natal, ajudando os mais necessitados. Agradeço a colaboração que recebe todos os anos de artesãos e outras pessoas na decoração das gaiolas”, agradeceu.
Rosa informa que todas as gaiolas serão entregues aos voluntários do Asilo Nicolino Gulhot para que sejam vendidas e decorem as casas das pessoas que participarem desta ação social.