Exposição enaltece o Dia Mundial do Rock

0

RESENDE 

Em comemoração ao Dia Internacional do Rock, celebrado no próximo dia 13, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, em Resende, realiza até o fim deste mês, no Museu da Imagem e do Som (MIS) o projeto ‘Arte na Capa’ com a temática do gênero musical que agrada o público de todas as idades. A mostra temática de capas de discos poderá ser visitada até o dia 31, de segunda a sexta, das 12 às 18 horas, com entrada gratuita.

De acordo como o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, na exposição o público poderá encontrar 28 capas de discos Long Play (LP) de artistas e grupos nacionais e internacionais como The Beatles, Pink Floyd, The Who, Queen, Rolling Stones, Lulu Santos, RPM, Mutantes, Legião Urbana e Nirvana, entre outros, compreendendo álbuns dos anos 60 até os anos 90. “Acabamos de realizar uma homenagem ao centenário de Nelson Gonçalves, cantor de serestas, boleros e sambas-canção, e partimos para uma viagem musical pelo melhor do Rock and Roll”, diz Zaidan lembrando que o projeto celebra a diversidade de gêneros na música.

Entre as bandas e capas desta edição constam ‘Os Mutantes’, banda nacional de rock psicodélico dos anos 1960 que era formada por: Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias, Liminha e Dinho Leme. Os Mutantes foram fortemente influenciados por The Beatles, Jimi Hendrix e Sly & the Family Stone. No entanto, os músicos brasileiros eram também mergulhados em sua cultura local, exercendo sua própria criatividade na utilização de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, assim como era feito pelo quarteto de Liverpool e pelo grupo The Beach Boys. O grupo terminou em 1978, apenas com Sérgio Dias como integrante original.

No cenário internacional a banda ‘Nirvana’ também é lembrada no Arte na Capa deste mês. A banda norte-americana de rock, formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic, em Aberdeen no ano de 1987, que obteve grande sucesso em meio ao movimento grunge de Seattle no início dos anos 90. Vários bateristas passaram pelo Nirvana, sendo o que ficou mais tempo na banda foi Dave Grohl, que entrou em 1990. No final da década de 1980 o Nirvana se estabeleceu como parte da cena grunge de Seattle, lançando seu primeiro álbum, Bleach, pela gravadora independente Sub Popem 1989. A breve duração do Nirvana terminou após a morte de Cobain em 1994, mas vários lançamentos póstumos têm sido emitidos desde então, supervisionados por Novoselic, Dave Grohl e pela viúva de Cobain, Courtney Love. Apesar de ter lançado apenas três álbuns, a banda, desde o disco de estreia, já vendeu mais de 75 milhões de cópias em todo o mundo.

DIA MUNDIAL

O Dia Mundial do Rock foi escolhido em homenagem ao ‘Live Aid’, um megaevento mundial que aconteceu em 13 de julho de 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado pelo cantor e compositor Phil Collins, um dos participantes do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o Dia Mundial do Rock.

O Museu da Imagem e do Som de Resende funciona na Casa da Cultura Macedo Miranda, na Rua Dr. Luiz da Rocha Miranda, nº 117, no centro Histórico.

 

 

Deixe um Comentário