ITATIAIA
O Espaço Cultural Raribu, no Centro de Itatiaia está com a exposição “Últimos Desenhos”, em homenagem a Leonir Nadonne Albuquerque, mais conhecida como Xuxa de Itatiaia. A mostra, que vai até o dia 5 de julho, apresenta os trabalhos finais da artista que se tornou símbolo da irreverência e da expressão criativa na cidade. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sábado, das 9 às 18 horas.
Falecida em 16 de maio de 2024, Leonir marcou gerações desfilando com suas roupas coloridas, pinturas vibrantes e mensagens carregadas de crítica social e ambiental. Sua obra ganhou ainda mais força após um episódio de depressão profunda, quando ela revelou ter recebido, em sonho, o chamado para pintar o mundo ao seu redor- o que transformou em missão de vida.
A exposição no Raribu inclui pinturas, peças de vestuário, tecidos pintados à mão com longos textos ditados, além de seus últimos desenhos, nunca antes exibidos. Os temas abordados por Xuxa em suas obras incluem preservação das florestas, convivência humana, crítica à ganância e à poluição dos rios da cidade, sempre com um olhar sensível e provocador.
Além das artes visuais, a artista costumava utilizar suas roupas como tela para mensagens reflexivas. “Leonir era um acontecimento vivo. Ao vestir suas ideias, ela transformava o corpo em manifesto”, afirma o artista e curador da exposição, Rafael Fioratto. Ele ainda informa que a iniciativa busca manter viva a memória dessa personagem icônica que ajudou a construir a identidade artística de Itatiaia e inspirou outras formas de expressão na cidade.
Grupos escolares, coletivos culturais e visitantes interessados podem agendar visitas pelo telefone (24) 99851-8451.