BARRA DO PIRAÍ
Este final de semana promete movimentar o turismo de Ipiabas. Anteriormente, já haviam sido anunciados o TôNoRio, a Trilha das Bruxas e o Esquenta Rally Carioca, e agora o distrito acrescenta outra grande ação em sua programação: a Exposição da Memória Ferroviária do Vale do Café.
Promovido pela Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e em parceria com a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, o evento será realizado neste sábado (08), às 20h30, na Estação de Ipiabas, celebrando a importância da ferrovia na história e no desenvolvimento da região.
Intitulada “Entre Trilhos e Memórias”, a mostra reúne maquetes de estações e locomotivas criadas pelo artista Marcos Antônio da Silveira Mello, representando importantes marcos da história ferroviária da região. O acervo inclui também fotografias de Carlos Sacchi, que retrata com sensibilidade o universo dos trilhos, além de obras de artistas regionais, como Wesley Monteiro, Ubiratan Lima, Maria José Marchiori, Inês Marchiori e Leonídia Machado. Complementam a exposição peças históricas e objetos originais que integram o acervo permanente da AFPF, adquiridos e preservados ao longo dos anos.
A presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Marcelle de Souza Salles, destacou o objetivo do evento e o que ele oferece ao público.
“A Exposição ‘Entre Trilhos e Memórias’ é uma iniciativa da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) que tem como objetivo manter viva a memória ferroviária do Estado do Rio de Janeiro, valorizando a história e o patrimônio cultural do Vale do Café. O público local, visitantes e turistas terão a oportunidade de conhecer e valorizar um importante legado que impulsionou o desenvolvimento econômico e social de toda a região”, disse Marcelle.
Para o secretário de Turismo de Barra do Piraí, Tadeu Oliveira, contar a história de Barra do Piraí e da região do Vale do Café “passa necessariamente por contar a história da ferrovia, pela importância econômica que teve e ainda tem no desenvolvimento regional”.
Ainda segundo Tadeu, a exposição contribuirá, também, para a valorização do espaço da estação ferroviária de Ipiabas, local anteriormente subutilizado.
“A exposição marca ainda um novo momento do turismo na cidade, com a valorização da estação ferroviária de Ipiabas, que data do século XIX. O espaço era subutilizado, mas agora vem sendo trabalhado como um espaço cultural multiuso, onde já tivemos este ano dois festivais de teatro e, agora, esta importante exposição”, apontou Tadeu.
A partir da inauguração neste sábado, a exposição ficará aberta ao público durante os meses de novembro e dezembro, aos sábados à tarde e aos domingos pela manhã.

