PARATY
O Sesc realiza até o próximo dia 25 a oitava edição da Mostra Bordados Poéticos. Neste ano, a mostra traz a reflexão o território, a cartografia e os caminhos partilhados por cada um em suas trajetórias pessoais e coletivas.
Os bordados podem ser vistos de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, sábados, domingos e feriados, das 14 às 19 horas, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico. Todas as atividades são gratuitas.
Participam do chamamento, 46 bordadeiras de diversos estados do país como Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Rio de Janeiro. Trinta bordados foram selecionados e estão expostos junto com os trabalhos do Grupo Bordados Poéticos, nas obras Fio do Afeto, e nas obras coletivas Risco, realizada com a designer Marcela Carvalho, e os Postais Cartografia do Afeto, desenvolvido com o Coletivo Bordazul, de Maceió (AL).
O fio condutor das narrativas apresentadas ao público é _ o FIO. Fio fiado na roca, fio que é filho no interior do Brasil. Cada conto puxa o fio da memória e é emendado com outro fio de um novo conto. Com brincadeiras, sonoridades e práticas sensíveis de convidar os ouvintes, apresentamos uma sessão de contos que reúne três histórias de tradição oral encontradas no folclore brasileiro. O fio atravessa o tempo e o destino; o trabalho na repetição; o amor e a beleza das transformações visuais em A Velha a fia, As três Velhas e a Velha e o Gato.