VOLTA REDONDA
Com forte apelo à inclusão, ao desenvolvimento econômico e à valorização da cultura regional, a cerimônia de abertura da Expo VR 2025 foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 1º, na Ilha São João. O evento, idealizado por Luciano Pançardes, CEO da Diário Eventos e presidente do Grupo Pançardes de Comunicação, e por Renata Pançardes, diretora-executiva da Expo VR, mobiliza lideranças políticas, empresariais e culturais do Sul Fluminense. A proposta é integrar negócios, cultura e cidadania em uma programação com 250 atrações abertas ao público até domingo, dia 3.
Durante os discursos, o presidente do Sicomércio VR, Levi Moreira de Freitas, destacou o papel estratégico da Expo para a economia local. “Estou feliz em apoiar um grande evento em nossa cidade, com o objetivo de desenvolver a cultura e a economia. A Expo VR chega com essa missão: criar oportunidades para empresários e empreendedores da nossa região. O Luciano tem se mostrado um grande empreendedor, um homem de visão. A Expo VR é um grande evento que já entrou para a história da nossa cidade”, afirmou Freitas.
O deputado estadual Munir Neto elogiou o dinamismo e o caráter inclusivo do projeto. “Parabenizo o Luciano e a Renata pela coragem de fazer um evento dessa natureza, dando voz e vez aos raros e seus familiares. A Expo VR é da região Sul Fluminense, é do estado do Rio”, declarou.

Expo VR celebra cultura, negócios e inclusão no Sul Fluminense – Iam Matins
A secretária estadual da Mulher, Heloísa Aguiar, enfatizou o protagonismo de Volta Redonda em políticas públicas para as mulheres e valorizou a abordagem de questões de gênero na programação da Expo. “Volta Redonda é uma cidade muito importante para o cenário da proteção à mulher. Agradeço à Renata por trazer à Expo VR essa pauta tão necessária”, afirmou.
O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, falou sobre a importância da feira para o fortalecimento da identidade cultural fluminense. “Eventos são importantes para o desenvolvimento do estado do Rio, sejam pequenos ou grandes, no interior ou na capital. O governador Cláudio Castro também tem esse entendimento, de que é a nossa vocação agregar pessoas, gerando espaço para cultura e turismo”, frisou o secretário.
Já a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, elogiou a estrutura e os resultados da feira: “Que potência de evento! O Sul Fluminense tem uma importância absurda para o desenvolvimento econômico do estado do Rio. Desejo bons negócios a todos”, disse Fernanda.
O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, destacou o caminho percorrido até a realização da Expo VR. “Quando começaram a pensar nesse evento, falei com o Luciano que ele era maluco”, brincou. “Mas ele tem ao lado uma super mulher, uma mulher extraordinária, que é a Renata, que o ajudou a chegar onde ele chegou. Agradeço a todos que acreditaram nesse evento e participaram dessa maluquice. Talvez este seja o maior evento já feito em Volta Redonda. É um dia muito importante para nossa cidade”, afirmou Neto.

Luciano Pançardes agradece apoio e destaca legado da acessibilidade – Iam Martins
Legado e acessibilidade
O CEO da Diário Eventos, Luciano Pançardes, frisou o esforço coletivo que tornou possível a concretização da feira. “A gente não constrói um evento como este sozinho. Foram dois anos de planejamento”, disse, agradecendo o apoio do Governo do Estado e dos demais parceiros. “A ideia era trazer um evento que movimentasse as famílias e fosse plural em todos os sentidos. Fizemos um projeto de inclusão e acessibilidade, convidamos todas as entidades que atendem PCDs, neurodivergentes e raros. Este é um dos grandes legados da Expo – os próximos eventos da cidade e da região vão ter que oferecer acessibilidade e inclusão”, afirmou Luciano.
Ainda segundo o organizador, o impacto econômico da Expo VR é expressivo: “Foram gerados mais de mil empregos diretos. Só de staff são 700 pessoas”.
Ao final da cerimônia, Renata Pançardes falou sobre o objetivo central do projeto. “Toda essa Expo foi feita pensando: o que nós podemos fazer para transformar vidas? Unindo cultura e diversão, podemos, sim, mostrar que todas as pessoas podem olhar para si e, mais do que isso, que nós também podemos ser agentes dessa transformação”, concluiu.
Presenças ilustres
Além dos anfitriões e autoridades estaduais, a cerimônia contou com a presença do prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani; do prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz; do prefeito de Rio Claro, Babton Biondi; da prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki; da coordenadora regional do Sebrae Rio, Paola Tenchini; e do presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado.
Também participaram o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Volta Redonda, Giovane Freitas Ferreira; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), Maycon Abrantes; o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), Geraldo Vida; o delegado da 94ª DP, Antônio Furtado; e o comandante do 5º CPA da Polícia Militar, coronel Ronaldo Martins.
Programação intensa até domingo
A Expo VR 2025 segue até o dia 3 de agosto, com 250 atrações culturais e de entretenimento, todas gratuitas e abertas ao público. A estrutura montada na Ilha São João inclui acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs). A programação completa está disponível no site oficial do evento: www.expovr.com.br.

